Contato

Cachorro Sente Frio? Cuidados importantes com seu pet nesta época!

Fonte: Canva

Sim, cachorro sente frio! Essa é uma afirmação verdadeira que muito tem dúvidas. Afinal, estamos falando de animais que contam com pelo e são diferentes de nós.

Entretanto, sim, os cães passam frio. E embora não seja um “frio” como o nosso, ainda assim é um frio que precisa de cuidados especiais. E é justamente sobre eles que falaremos neste artigo.

Afinal, cachorro sente frio?

Cachorros de casaco

Fonte: Canva

Quem tem cães pode e deve ficar de olho em como eles estão em dias frios. Isso porque o frio é uma das causas de desconforto e doenças em nossso animaizinhos.

Quedas de temperaturas e ventos fortes afetam os cães, inclusive os mais peludos. Assim como dito, o frio traz desconforto e ficam vulneráveis a dores e doenças causadas e acentuadas por temperaturas baixas.

Com isso estabelecido, é preciso ter cuidados redobrados durante os dias mais frios de outono e inverno, para garantir o máximo de conforto e aquecimento para nossos pets.

Eles sentem um frio diferente do nosso, por isso é preciso entender o contexto geral para saber quando eles precisam de proteção extra contra o frio.

 

+Veja também Cães para apartamento: Saiba como escolher a raça ideal!

 

Como saber se meu cachorro está com frio

Como saber se o cachorro está com frio

Fonte: Canva

Para verificar se o cachorro está com frio, alguns sinais corporais e também comportamentais ajudam a indicar os momentos que eles estão com frio.

Entre os principais sinais estão: tremedeira, ficar deitado em uma posição enrolada, ficar em cima de coisas quentes (como cobertores e tapetes), ficar quieto no canto da casa, e/ou evitar de se exercitar.

Não é um bom parâmetro usar o seu frio como base para o frio dele. Isso porque, eles tendem a começar a sentir frio em temperaturas mais baixas que as nossas. Por isso, entender a partir de que temperatura é bom ficar de olho vai ajudar a entender esses “sintomas” como se eles estão ou não sentindo frio.

A partir de qual temperatura o cachorro sente frio?

Cachorro na neve

Fonte: Canva

Em via de regra, quando a temperatura no termômetro ficar abaixo dos 10ºC, é preciso ligar o alerta, pois são as temperaturas que o cachorro sente frio. Isso porque, é abaixo dessa temperatura que começam a sentir os efeitos em seu organismo.

Porém, é preciso deixar claro que o “frio” vai variar muito de raça para raça, idade, peso do animal, tipo de pelagem, entre outros fatores. Os menores, de modo geral, vão sentir frio já com temperaturas maiores e os maiores, principalmente com pelo longo, serão mais resistentes.

Além disso, existem raças “desenvolvidas” para o frio, como é o caso do São Bernardo e do Husky Siberiano que conta com uma pela dupla de proteção contra o frio.

A condição corporal do cão também vai ajudar a protegê-lo contra o frio. Cães mais “gordinhos” vão sofrer menos, pois justamente contam com uma reserva maior de gordura, que ajuda no processo de aquecimento interno do animal.

Raças de Cachorro que são mais afetadas pelo frio

Cachorro da raça pinsher

Fonte: Canva

Algumas raças de cães são mais afetadas pelo frio. De modo geral os cães são afetados de duas formas pelo frio: o frio em si e também dificuldades em respeitar.

Isso porque, o clima seco é mais comum no frio, afetando assim as raças braquicefálicas, isto é, aquelas com o focinho achatado, que naturalmente já têm maiores dificuldades para respirar.

Além deles, as raças “mini” também costumam sofrem mais com o frio, seja por seus pêlos curtos, pouca gordura corporal ou mesmo pelo seu tamanho em si.

Dentre as raças mais afetadas pelo frio estão: Pug, Pinscher, Shih Tzu, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Boston Terrier, Chihuahua, Maltês, Pequinês, Yorkshire Terrier entre outros semelhantes.

 

+Veja também Conheça as 10 Raças de Cães Pequenos Para Ter Em Casa!

 

Cuidados com os cães idosos no frio

Cão Idoso

Fonte: Canva

Em dias mais frios principalmente os filhotes e os cães idosos sentem mais frio. No caso dos recém-nascidos deve-se o fato que eles não contam com os mecanismos de termorregulação bem definidos, bem como contam com pouca gordura e sistema imunológico mais sensível.

Já no caso dos cães idosos, a partir dos 7 anos de idade em média, seu metabolismo vai desacelerando, dificultando um controle maior da temperatura corporal. Seu sistema imunológico também fica comprometido e é comum que durante os dias mais frios sintam dores articulares.

Por conta disso, nos dias frios de inverno é preciso ter ainda mais cuidados com os cães velhinhos e bebês.

 

+Veja também Cachorro idoso: Cuidados especiais para ter com seu pet de idade!

 

Como proteger o pet do Frio – Dicas Importantes!

Cão protegido do frio

Fonte: Canva

Agora que a gente sabe que cachorro sente frio durante as baixas temperaturas, é preciso seguir alguns passos para garantir o bem estar do nosso tão querido animalzinho.

Caminha e Casa quentinhas

Assim como nós, ficar dentro de uma casa com a cama quentinha é uma ótima forma de lutar contra o frio. Desse modo, garanta que o cachorro tenha sua casa e nela tenha uma cama quente com cobertas.

Isso é ainda mais importante quando o cachorro fica na área externa da casa. Sendo aconselhável em dias muito frios, mantê-los dentro de casa durante a noite.

Cobrir bem o cão também vai garantir que a sua temperatura corporal fique o mais confortável possível para ele.

Evite Passeios em dias muito gelados

Os passeios são essenciais para o bem estar do animal, seja para fazer exercícios, suas necessidades, entre muitas outras finalidades.

Entretanto, nos dias mais frios fique atento para evitar os passeios, principalmente nos horários em que o frio está maior, como no início da manhã e à noite.

Evite Molhar o Pet

É comum que para algumas raças os tutores dêem banho em casa e deixem eles secar o pelo naturalmente. Porém, é preciso prestar atenção em como está a temperatura do dia. Se estiver muito frio, evite molhar seu cão.

Caso queira dar banho, leve até um pet shop que vai fazer a lavagem e secagem do pelo do animal.

Além disso, o mesmo vale para cuidar que ele não entre em piscinas e/ou saia na chuva em dias muito frios.

Utilize Roupinhas quentes

Além de trazerem um charme a mais, as roupinhas são uma ótima maneira de ajudar os bichinhos a superar os dias frios, principalmente os com pêlos curtinhos e/ou tosados.

Pense sobre a necessidade da tosa

O pelo do animal é um mecanismo do seu corpo para lidar com o frio. Por isso, em cães que têm mais pelos, naturalmente eles vão sofrem um pouco menos com o frio (do ponto de vista de calor).

Com isso, é recomendado que nas épocas mais frias do ano a tosa torne-se menos rotineira, e quando seja feita preserve mais do que o habitual. Assim sendo, garante-se uma forma extra de lutar contra o frio.

Alimentos reforçados podem ajudar

Um dos cuidados do pet no inverno é sobre a sua alimentação. Durante o inverno, principalmente nos dias mais frios, o organismo trabalha para manter a temperatura corporal, tendo em vista que o cachorro sente frio. E para que esse processo funcione bem é preciso fornecer mais calorias.

Portanto, é recomendado alimentar seu animal de estimação com uma quantidade um pouco maior que em dias mais quentes. Dessa maneira, ele terá substrato para ajudar a manter sua temperatura corporal mais alta.

 

O SOS Cãopanheiros está do seu lado para te ajudar a cuidar do seu cãozinho. Por isso, acompanhe os nossos artigos e garanta o máximo de alegria e proteção para seu mascote!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.