Contato
Home >> Blog

Cães para apartamento: Saiba como escolher a raça ideal!

Cão caramelo em sofá

Viver em apartamento tem sido uma realidade comum de muitas pessoas de cidades urbanas médias ou grandes. Uma escolha que tem impactado no estilo de vida e na adoção/compra de cães para apartamento. Já que nem todas as raças se adaptam bem a pequenos espaços.

Assim como forma de obter companhia canina, a maioria dos tutores optam por cachorros de porte pequeno. Mas você sabe o porquê?

Se você pensa que é só o tamanho que conta na hora da escolha, saiba que está enganado. Então confira lista, dicas e informações sobre 12 dos melhores cães para apartamento. E entenda o que levar em consideração para a sua decisão.

Como escolher cães para apartamento

Cachorro deitado no sofá

Fonte: Petlove

Como dito anteriormente, os cães para apartamento muitas vezes são escolhidos pelo tamanho pequeno. Essa, porém, não é uma decisão completamente errada. Até porque diversos apartamentos são minúsculos. De modo que é essencial pensar sobre a movimentação do pet no lar. E a disposição dos objetos pessoais do seu melhor amigo.

Apesar disso, lembre-se que esse não é o único fator a se atentar. Estude também o/a:

  • Temperamento: isso porque muitos cães podem ser um tanto quanto “latidores”. Ou então brincalhões, agitados e ansiosos. O que infelizmente pode desenvolver uma relação ruim com a vizinhança;
  • Predisposição genética: essa questão também tem a ver com o tempo que você tem disponível para o pet. Uma vez que algumas raças possuem predisposição para certas doenças;
  • Nível de energia: dependendo da hiperatividade do seu pet, morar em apartamento pode exigir passeios diários. Pois essa será a forma de gastar a energia do seu cachorro e garantir uma vida feliz;
  • Área externa disponível: verifique se há varanda para o seu cão ou então parques e área pet. Dessa forma, você poderá proporcionar uma exploração olfativa e gasto de energia mental.

12 Melhores raças de cachorro para apartamentos pequenos

Levando em consideração todos os pontos importantes para escolher cães para apartamento, listamos os melhores e mais indicados. Portanto siga sua leitura. E tenha em mente que são apenas sugestões.

1. Shih Tzu: Dentre os cães para apartamento, é um dos melhores para quem passa pouco tempo no lar

Shih Tzu

Fonte: Diário do nordeste

O Shih Tzu é uma raça extremamente comum em apartamentos. Isso porque, além do seu tamanho pequeno, possui um ótimo temperamento. Apresentando-se como um cachorro independente. Porém muito carinhoso e companheiro.

Os seus principais cuidados estão relacionados à escovação diária dos pelos. E uma boa socialização. Pois caso contrário seu cão pode ser um tanto quanto tímido com estranhos.

2. Lhasa Apso: Brincalhão e carinhoso, porém independente

Lhasa Apso - Cães para apartamento

Fonte: Pet caramelo

Assim como o Shih Tzu, o Lhasa Apso é outra raça bem independente. Podendo ficar sozinho no apartamento tranquilamente. E se tornar um cachorro bastante brincalhão na presença de seus donos.

Seus pontos negativos também são similares ao do Shih Tzu. Havendo então a necessidade frequente de escovação dos pelos. E uma excelente socialização. Pois seus ancestrais eram cães de guarda. Portanto a raça possui uma predisposição a latir em excesso, caso não seja bem socializada ou adestrada.

3. Pug: Um dos cães para apartamento mais amáveis e indicado para as crianças

Pug cachorro

Fonte: Patas da casa

O Pug é um cachorro que merece espaço nessa lista. Já que, embora possua dificuldade respiratória como ponto negativo, é um pet brincalhão, sociável e carinhoso.

Além disso, a escolha por essa raça pode ser bastante assertiva. Uma vez que não depende de atividades físicas. Apenas uma leve caminhada diária. E é um cão que late pouco e se dá bem com a criançada.

4. Buldogue: Da França à Inglaterra, a raça é perfeita para pequenos espaços

Buldogue cachorro - Cães para apartamento

Fonte: Web cachorros

Nesse tópico já entram as raças Buldogue Francês e o Buldogue Inglês. Isso porque ambos são cães para apartamento de porte pequeno. Considerados sociáveis, de baixo nível energético e incrivelmente amáveis.

Esses animais de estimação são perfeitos para tutores sedentários. Uma vez que não dependem de muitos passeios e brincadeiras.

Apesar disso, o ideal é não os deixar sozinhos com muita frequência. Pois são extremamente apegados aos donos. E podem se sentir depressivos na sua ausência.

5. Poodle: Quando tamanho não é documento para bom temperamento

Cachorro poodle

Fonte: Hoje em dia

O Poodle é outro pet que não pode faltar nessa lista. Independentemente do seu porte. Portanto pode ser toy, micro toy, anão, médio ou grande. Continuará sendo um dos melhores cães para apartamento.

Até porque os cachorros desta raça estão entre os mais inteligentes do mundo. Além de serem bastante leais e soltarem pouco pelo.

O problema, porém, acontecerá caso não haja um bom adestramento e socialização. Uma vez que o Poodle tem fama de ser um cão latidor e protetor com os seus donos. Então eduque bem. E procure gastar a energia do seu amigo com atividades físicas e mentais.

 

+Veja também Poodle: Conheça as características e como é a socialização da raça!

 

6. Chihuahua: Bravinho só se não for bem educado

Chihuahua - Cães para apartamento

Chihuahua

Se é menor tamanho que você procura, então o Chihuahua com certeza é o cão que deseja. Já que é o menor cachorro do mundo, com apenas cerca de 20cm. E uma ótima expectativa de vida. Podendo viver até 20 anos, quando bem cuidado.

Apesar disso, essa é uma raça que muitos temem. Visto que é conhecida como raivosa. Contudo tudo depende de uma boa educação. Pois esse animal é famoso por ser ciumento e dependente do seu tutor.

7. Lulu da Pomerania: O pet dócil popular das redes sociais

Lulu da pomerania

Fonte: Diário do nordeste

O Lulu da Pomerania, também conhecido por Spitz Alemão, é uma raça super dócil, carinhosa e apegada ao dono. Sendo assim, é perfeito para quem quer uma boa companhia em seu apartamento. Esse cachorro é ainda bastante sociável e curte um passeio leve.

Mas, assim como todas as raças, também possui um ponto negativo: a dificuldade de permanecer muito tempo sozinho. Então o Lulu é mais indicado para famílias que tenham mais tempo para ficar em casa.

8. Dachshund: “Se não for apartamento, então nem moro”

Dachshund - Cães para apartamento

Fonte: Vet smart

O Dachshund é popularmente conhecido como cachorro salsicha. Esse pet com certeza é um dos cães para apartamento mais sugeridos. Já que não vive bem em ambientes com escadas. Devido à sua morfologia que futuramente pode gerar problemas na coluna. O que requer muito cuidado.

O Salsichinha é famoso por seu temperamento difícil, territorialista e teimosia. Porém nada que não se resolva com um bom adestramento e gasto de energia. Isso porque é um cão bem ativo e brincalhão. Logo brinque, dê companhia e gaste sua energia mental.

9. Yorkshire Terrier: Bom de tamanho, porém difícil de temperamento na falta de um bom adestramento

Yorkshire Terrier

Fonte: Patas da casa

O Yorkshire Terrier é outro pet muito escolhido para quem mora em pequenos espaços. Isso principalmente por causa de seu porte e pela pouca queda de pelo.

Apesar disso, pense bem se você possui tempo e disposição para os cuidados específicos da raça. Pois será necessária escovação frequente dos pelos e uma boa socialização/educação. Caso contrário, os Yorkies podem ser bastante latidores, destrutivos e possessivos com a família.

Se você já está preparado para isso, então não tema. Nesses casos, o cão costuma ser divertido, alegre, inteligente e ótima companhia para as crianças.

10. Maltês: Cães para apartamento calmos e apegados

Maltês cachorro - Cães para apartamento

Fonte: Az petshop

O Bichon Maltês é um dos cães para apartamento mais tranquilos de se cuidar. Devido ao seu temperamento dócil, calmo e de fácil adaptação ao estilo de vida do dono.

Da mesma forma como algumas raças já citadas, os Malteses precisam de muita atenção dos tutores. Já que são muito apegados. E podem sofrer em sua ausência.

11. Boston Terrier: Uma das raças mais sociáveis e menos latidoras

Boston Terrier

Fonte: Patas da casa

O Boston Terrier é perfeito não apenas por seu pequeno porte. Mas também pela facilidade em socializar e aprender.

O que o torna uma excelente raça para apartamentos. Visto que não causa muitos problemas com destruição de móveis ou latidos.

Além disso, é um cão afetuoso e amável. Que adora brincadeiras e companhia. Portanto não deixe de lado um bom passeio diário.

12. SRD: Cães inusitados, mas ideais para apartamento

Cão SRD - Cães para apartamento

Fonte: Petz

Aqui nem mesmo os cães sem raça definida ficam de fora. Pois, embora não possuam um porte pequeno padrão, esses cachorros são bastante tranquilos e companheiros.

Seu ponto negativo realmente é não ter a certeza do seu tamanho e personalidade. Contudo costumam ser leais e fáceis de adestrar. E não bastando você ainda pode tirar um pet da rua por meio da adoção.

Então por que não?

 

+Veja também Vira lata: Conheça as vantagens de adotar um cachorro SRD!

 

O que fazer para o seu pet não ficar estressado num espaço pequeno

Cão passeando

Fonte: Faz fácil

Embora você já conheça alguns dos melhores cães para apartamento, nem tudo é um mar de rosas. Pois ainda assim essas raças podem estar propensas ao estresse, ansiedade e depressão. Caso não tenham os cuidados ideais para pets de pequenos espaços.

Logo é importante:

  • Passear diariamente, independentemente da raça. Mas esteja atento à quantidade de passeios. Isso porque há pets que necessitam de apenas uma vez ao dia. E outros que precisam de duas ou mais;
  • Proporcionar enriquecimento ambiental. Algo não muito popular ainda. Porém extremamente importante são as brincadeiras e brinquedos que propõem o gasto de energia mental;
  • Dar atenção, carinho e tempo ao seu cachorro. Pois a sua companhia é o que seu melhor amigo mais quer;
  • Contratar profissionais, caso não tenha muito tempo. Ou seja, procure por um bom dog walker ou uma creche para o seu cão. Já que essa é uma boa maneira de entreter o seu pet e o deixar mais feliz.

Dicas finais para cães para apartamento

Cachorro em apartamento - Cães para apartamento

Fonte: Patas da casa

Todos os cães para apartamento dessa lista são apenas indicações. Nada te impede de ter cães de médio ou grande porte em apartamentos. Contudo, nesses casos, lembre-se dos passeios, brincadeiras e enriquecimento ambiental. Pois serão essenciais para uma vida mais confortável ao seu animal de estimação.

Além disso, mesmo para as raças listadas, lembre-se que sempre há cuidados específicos. Então procure por mais informações sobre os pets de seu interesse. E conheça o que será necessário para um bom cuidado e qualidade de vida do cachorro.

Somente após esses passos você estará pronto para uma compra ou adoção certeira.

 

Se esse artigo te ajudou, compartilhe com mais pessoas indecisas. E auxilie para uma vida feliz entre pet e tutor.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.