Contato
Home >> Blog

Poodle: Conheça as características e como é a socialização da raça!

Poodle cachorro

O Poodle é uma raça muito conhecida pela sua fofura, devido à quantidade de pelo enroladinho. Além disso, é um pet muito brincalhão e esperto, sendo indicado aos donos que adoram atenção do animalzinho.

O interessante desse cachorro é que você pode encontrar em diversos portes: Toy, Mini, Médio e Standard. Mas tenha em mente que não é porque são da mesma raça que terão o mesmo comportamento. Por isso é importante conhecer melhor sobre o cão antes de adotar ou comprar.

A dúvida na hora de decidir pelo Poodle não é apenas devido ao seu tamanho e temperamento. Saiba que há muito mais, como os cuidados com esse pet.



Condições físicas da raça

Cachorro sentado

Fonte: Terra

Não somente os cães SRD, mas também o Poodle possui muitas variações em suas condições físicas. Isso porque tudo depende de seu porte.

  • Origem: França, Alemanha;
  • Família: cão de companhia;
  • Pelagem: de forma geral, possuam pelos cacheados, macios e espessos. Sendo os mais conhecidos de pelagem branca, porém há preto, fulvo avermelhado, abricot, marrom, cinza, azul e creme;
  • Altura: varia de 27cm a 60cm, de acordo com o seu porte;
  • Peso: visto que a altura é variável, seu peso também, sendo de 2kg a 23kg;
  • Expectativa de vida: em média, de 10 a 18 anos.

Embora o Poodle seja conhecido como um raça de companhia, por causa da sua função ser apenas brincar e mudar a rotina do tutor para melhor, por vezes pode se comportar como um cão de guarda. Já que, quando apegado ao dono, pode agir como tal, buscando proteger sua família.

Logo aí está outra característica importante dessa raça: sua fidelidade.

 

+Veja também Vira lata: Conheça as vantagens de adotar um cachorro SRD!

 

Tipos de cão Poodle

Cachorros na grama

Fonte: Portal dos animais

O legal ou, talvez, o problema de definir o Poodle como a sua raça preferida é que você ainda tem mais uma escolha a fazer: seu tipo. Ou seja, seu porte e personalidade específica.

No entanto essa decisão pode ser fácil às pessoas que moram em apartamento, pois as melhores opções serão o Toy, o Mini ou o Médio. Mas quais as diferenças entre eles?

  • Poodle Toy: o mais pequenino da raça, podendo ter menos de 27cm. É um dos mais queridos e encontrados nas residências, visto que são brincalhões e dóceis. Além disso, são fáceis de ser levados em viagens;
  • Poodle Mini: também chamado de poodle anão. Se dá muito bem com a família, mesmo com crianças pequenas, apesar de desconfiar de pessoas estranhas. É inteligente e bastante apegado à família. Assim como o Toy é pequeno, porém já chega aos 28cm de altura;
  • Poodle Médio: com estatura de 35cm a 45cm. É um animal brincalhão, apegado ao dono, mas tão desconfiado quando o Mini. Sendo assim, pode acabar latindo para estranhos e visitas, como forma de proteger seus donos;
  • Poodle Standard: esse tipo de Poodle é considerado grande ou gigante, por possuir 60cm de altura. Dessa forma, precisa de espaços grandes, como casas com quintais. Já que também possui muita energia e deseja brincar bastante.

O que você acha? Tiramos algumas dúvidas dos cães da raça Poodle ou não? Pois saiba que não paramos por aqui.



Temperamento do animal: Como é a inteligência e socialização

Poodle correndo na grama

Fonte: Animais cultura mix

Ter um cachorro dessa raça vai garantir a você muita atenção, brincadeiras e mudanças na rotina. Isso porque aposto que já reparou que todos os Poodles são amorosos, sociáveis, dóceis e têm muita energia para gastar.

Além disso, são muito espertos, sendo fáceis de adestrar. Isso sendo visto na prática e de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães, que afirma que esse pet está em 2º lugar no ranking de cachorro mais inteligente do mundo. Estando atrás somente do Border Collie.

Assim, apesar de ter muita energia, o Poodle será muito obediente, companheiro e fiel a você e tranquilo na sua ausência. Contudo, não deixe de gastar as energias desse cãozinho em brincadeiras e passeios diários.

Cuidados com a raça Poodle

Cachorro deitado no tapete

Fonte: Pet vet love

Da mesma forma que qualquer outra raça, o Poodle pode ter problemas de saúde e necessita de cuidados. No caso dessa raça, porém, há predisposição à várias doenças, já que é geneticamente modificada.

Podendo apresentar uma má formação do quadril, problemas oculares e cardíacos, dermatites e atrofia de glândulas. Em qualquer manifestação de mudança comportamental ou fisiológica, leve o pet ao médico veterinário, pois somente assim será diagnosticado e tratado previamente.

Os Poodles precisam também de outros cuidados diários realizados pelo próprio dono, além das consultas, assim como: banhos duas vezes por mês, escovação dentária diária e corte das unhas a cada quinze dias.

 

+Veja também Tosa para cachorro: Descubra o melhor tipo para seu pet!

 

Durante o banho, lave bem a região próxima aos olhos, pois esse pet costuma lacrimejar bastante. Podendo manchar os pelos da área abaixo dos olhos.

Curiosidades desse pet

Cão poodle

Fonte: Alto astral

Outras informações importantes aos donos ou futuros tutores da raça Poodle são:

História

Não se sabe exatamente de onde o Poodle vem, já que há quem diga que surgiu na Alemanha a partir do cruzamento entre vários cães d’água, de diversas nacionalidades. Como: espanhola, russa, alemã, portuguesa e húngara.

Ou há também a teoria de que foram criados em 1400 para os burgueses franceses. Sendo o tipo Toy apenas para domesticação e os demais para caça de patos na água;

Nível de exercícios

Conhecendo a quantidade de energia que os Poodles possuem, não é de se surpreender que necessitam que exercícios físicos diários. Esses que dependem de 45 minutos de caminhadas.

Porém não apenas isso. Pois o pet dessa raça ainda possui muito mais energia para gastar depois desse tempo de caminhada. Portanto indicamos que você também disponha de força de vontade e brincadeiras, pois será uma rotina diária de atividades.

 

+Veja também Atividades físicas para cachorros: Informações sobre o assunto!

 

Socialização

Embora alguns cães dessa raça sejam extremamente desconfiados e ciumentos, o importante é a forma como você o educa. Isso porque, caso você não o acostume a ser mimado e bagunceiro, ele crescerá um cachorro obediente, sociável e dócil.

Caso contrário, é possível que o seu bicho de estimação seja um pouco problemático.

Pelagem do Poodle

Independentemente de ser preto, branco, marrom, abricot ou entre outras colorações, o cachorro da raça Poodle terá o mesmo pelo desde filhote à fase adulta. Além disso, não se assuste caso o não seja espesso e enroladinho, pode acontecer sim de ter uma pelagem lisa.

Dicas de adestramento

Embora essa raça seja extremamente inteligente, é indicado que inicie o processo de adestramento ainda na fase filhote. Caso você seja um dono de primeira viagem, é sugerido que contrate um profissional.

No entanto sempre esteja próximo. Pois assim o animal obedecerá não apenas o especialista, mas também você.

Entendemos que é comum algumas pessoas ficarem receosas sobre esse pet, por causa da propensão às doenças. Porém, se você oferecer bons cuidados, check ups anuais e muito amor, saiba que será recompensado muito mais. Já que essa é uma das raças mais amorosas e carinhosas de todas.

 

Sendo assim, não desista se seu desejo é ter um Poodle como companheiro.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.