Contato
Home >> Blog

Tosa para cachorro: Descubra o melhor tipo para seu pet!

Cachorro tosado

Quantas vezes você levou seu animal de estimação ao pet shop ou ao hospital veterinário e viu cães tendo seus pelos aparados e unhas cortadas? Talvez você até o tenha levado a isso, mas sabia que a tosa para cachorro é importante não apenas à beleza, mas também à saúde e higiene do seu amigo e à sua?

A falta de cuidado com os pelos do seu pet podem acarretar acúmulo de fungos, bactérias e parasitas, como pulgas e carrapatos. Sendo assim, o indicado é realizar esse processo num intervalo de 45 dias ou 3 meses, dependendo da raça.

Para não cometer erros ao pedir a tosa para cachorro, confira este artigo e conheça mais informações sobre o assunto.



Benefícios da tosa

Cachorro sendo tosado - Tosa para cachorro Fonte: Clube para cachorros

Assim como é essencial a nós fazer nossa higiene diária, aos animais o banho e a tosa são necessários. Principalmente no caso de tosa para cachorros. Deixando de ser apenas uma forma de embelezamento e se tornando um cuidado com a saúde e bem-estar do seu pet.

Em regiões como partes íntimas e barriga, esse processo é necessário para o combate ao acúmulo de sujeira e seres indesejados. Isso porque ao animal realizar suas necessidades fisiológicas, é possível que alguma quantidade de urina ou fezes fique no pelo, de modo a facilitar a proliferação de bactérias e parasitas.

Outras áreas fundamentais são as patas. Visto que o encurtamento do pelo permite uma boa movimentação e diminui os riscos de escorregamento.

Além disso, os pet shops oferecem serviço completo quando a tosa higiênica é pedida. Incluindo corte das unhas e limpeza dos olhos, dentes e orelhas.

A tosa para cães é recomendada a todos os bichos de estimação, sobretudo a algumas raças de pelo longo, como: Shih Tzu, Maltês, Llasa Apso, Yorkshire e Collie. De forma a incentivar o cuidado à saúde do seu pet e evitar a contaminação de doenças aos integrantes da família.

Apesar disso, você deve se atentar, caso seu animal tenha pelagem dupla, como Akita, Chow Chow e Spitz. Isso porque seus pelos servem como proteção. Assim, corte incorreto pode provocar o não crescimento da pelagem ou o crescimento incomum, modificando sua estética.

 

+Veja também Tosa para cachorro: Descubra o melhor tipo para seu pet!

 

Tipos de tosa para cachorro

Pessoa tosando o cachorro Fonte: Canal do pet

Que a tosa para cães é essencial, todos já entendemos. Porém você sabe qual é o tipo ideal ao seu pet? Conheça os tipos de tosa.

  • Tosa higiênica: sugerida a todos os cães, independentemente da raça. Já que é o método que garante a higiene completa do seu bichinho de estimação, com a inclusão de unhas aparadas e limpeza dos olhos e ouvidos. Essa é mais voltada à prevenção do acúmulo de sujeira nos pelos;
  • Tosa bebê: conhecido assim devido manter uma quantidade de pelo semelhante aos dos filhotes. Sendo de um a dois dedos de comprimento. É muito indicado aos cães de pelo longo, como Shih Tzu, Llasa Apso e Yorkshire. Facilita a vida do dono que não possui muito tempo para se dedicar à escovação dos pelos do animal;
  • Tosa na máquina: aos pets com pelos que enroscam muito, o ideal é a tosa na máquina. Pois realiza um corte bem aparado que proporciona uma beleza desejada pelos donos. Em sua maioria, se utiliza a tesoura para um bom acabamento;
  • Tosa na tesoura: recomendada às raças de pelos longos e médios. Esse tipo garante maior segurança, evitando surgimento de alergias muito comum no procedimento com máquina. Apesar de ser a forma mais demorada, oferece um corte natural ao seu pet, apenas diminuindo o comprimento;
  • Tosa japonesa: tendência entre os cães, é um tipo que encurta os pelos nos locais precisos e possibilita diferentes tipos de penteados e estilos. De acordo com a estação, frequência de atividades e personalidade do seu animal. A tosa japonesa possui variações, como: cupcake, amendoim e bedlington.

Em alguns sites, você verá que a tosa pode ser feita em casa. Entretanto não é uma prática recomendada. Visto que pode ser perigoso ao seu pet e apenas o profissional saberá o tipo de tosa ideal a cada raça.



Cuidados a serem tomados

Cachorra depois de banho e tosa Fonte: Cursos técnicos brasil

Ao decidir que está na hora de cuidar da higiene do seu bichinho. Certifique-se de que conhece um pet shop confiável e especializado em banho e tosa para cachorros. Ou seja, que possua profissionais qualificados e equipamentos adequados.

Além disso, outros pontos importantes a serem observados são:

  1. Seu animal possui algum problema de pele? Caso o tenha, lembre-se de avisar ao profissional e passar a ele os produtos prescritos pelo médico veterinário, além de pedir pela tosa com tesoura ou lâminas com revestimento de titânio. Pois, em alguns casos, o contato com o metal, pode provocar a piora do quadro;
  2. É o momento certo para a tosa? O período perfeito para esse procedimento é em climas quentes, para que assim seu cachorro não sofra com o calor. Mas não queira pelos curtos, pois servem como isolante térmico. Portanto, na falta deles, seu animal poderá sentir frio. Por outro lado, não apenas devido ao clima, se a pelagem interferir nos movimentos, visão e acúmulo de sujeira, recorra à tosa;
  3. Com que frequência devo levar à tosa? Não é uma regra, contudo o recomendado é 45 dias aos cães de pelos longos e 2 a 3 meses aos de pelos curtos;
  4. Seu cachorro é filhote ou idoso? Aos filhotes, leve ao banho e tosa apenas após este tomar todas as vacinas. Sobre os idosos, procure por locais confortáveis e tranquilos, pois podem se estressar e se machucar, caso tenham problemas nas articulações.

 

Essa lista pareceu grande, confusa e complicada? Mas não se preocupe, com boas observações e cuidados, esse procedimento será simples. Todos os animais precisam de tosa, logo não deixe o seu cão sem.

A tosa para cachorro ajuda em diversos aspectos e deve fazer parte da rotina do seu pet. Assim você cuidará de si e de sua família.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.