Contato

Atividades físicas para cachorros: Informações sobre o assunto!

Cão se exercitando

Um passeio pelo bairro, uma caminhada no parque ou mesmo brincadeiras que você realiza com o seu pet, já são atividades físicas para cachorros. Tempo e disposição costumam faltar na vida de todas as pessoas, no entanto tendo um cão, você não deve negligenciar sua saúde.

A prática de exercícios físicos proporciona ao seu animal de estimação melhorias que variam do psicológico ao físico. Sendo necessário a ele, assim como é a nós.

Dessa forma, para um bom cuidado com o seu amigo de quatro patas, conheça os benefícios e dicas de prática de atividades físicas para cachorros.

Importância das atividades físicas para cachorros

Cachorro correndo no gramado

Fonte: Pet fisio

Normalmente, os cães são deixados em casa, andando de um cômodo a outro, porém na maior parte do tempo, deitados. Assim, a prática de atividades físicas para cachorros é essencial à uma vida de qualidade e bem-estar.

Isso porque, apesar do descanso ser importante, pode trazer problemas, quando duradouro. Dessa forma, os exercícios físicos auxiliam em:

  • Divertir o seu cachorro;
  • Diminuir o estresse, ansiedade e tédio;
  • Prevenir doenças;
  • Aumentar a disposição e trabalho do metabolismo;
  • Fortalecer o sistema imunológico, organismo, ossos e músculos;
  • Melhorar a qualidade de vida;
  • Evitar o sedentarismo.

O sedentarismo em animais pode ser extremamente prejudicial. Visto que essa doença traz consigo problemas, como: dificuldades respiratórias, ganho de peso, obesidade e problemas cardiovasculares.

Dessa forma, a falta de atividades e movimentos na rotina do animal pode ser considerada maus-tratos. Já que impossibilita um bom desenvolvimento e bem-estar do seu bicho de estimação.

Entender que você, assim como outros donos, tem uma jornada de trabalho árdua que, ao final, apenas pensa em descanso, nós entendemos. Porém você já parou para pensar em como seu cão se sente? Ou o quanto sua rotina agitada e sedentária o prejudica?

Ao optar por cuidar de um animal de estimação, você escolheu ter responsabilidade por uma vida. Portanto não faça esse ser sofrer. Da mesma forma que um passeio ou uma caminhada de 30 minutos será bom para ele, também será a você.

Dicas para a realização de exercícios

Cachorro brincando

Fonte: Curitiba

A prática de atividades físicas para cachorros é indicada a todos os caninos. Contudo não deve ser realizada sem cuidados, pois podem causar danos e complicações ao animal e às pessoas próximas.

Sendo assim, é preciso saber algumas sugestões na hora de praticar exercícios com o seu cão.

  • Utilize coleiras e focinheiras. Dependendo da raça, é obrigatório o uso desses objetos. Pode evitar problemas e garantir a segurança;
  • Leve saquinhos para fezes, pois esse costuma ser o momento em que o cachorro faz as necessidades;
  • Não leve a passeios nos horários mais quentes, entre 10h e 16h;
  • Hidrate o tempo todo, logo, leve água;
  • Perceba os sinais de cansaço do seu cão: respiração ofegante, boca aberta e negação para continuar caminhando. Quando isso acontecer, pare um pouco antes de voltar;
  • Faça passeios de 30 minutos diários.

O período de prática e atividades físicas pode variar de acordo com a raça, porte e idade. Já que animais de porte pequeno e idosos não aguentam muito tempo. Sendo indicado ao primeiro passear e correr em locais espaçosos, enquanto, ao segundo, o melhor será caminhar de 5 a 10 minutos, três vezes por semana.

Ao passo que um cachorro de grande porte necessita de dois passeios diários de 30 a 60 minutos. E os filhotes de cães, após 8 meses de vida, devem ir se acostumando aos poucos, por meio de caminhadas de 20 minutos.

Exercícios diferentes, para cães como:

  • De caça, como Pastor Alemão: serão necessárias atividades mais intensas que explore olfato e fortaleça a musculatura, além de passeios tranquilos;
  • Nórdicos, como Husky: devem ser feitas caminhadas, corridas em áreas abertas e brincadeiras, pois foram criados para trabalho e corrida;
  • De guarda, como Chow Chow: são indicadas caminhadas e passeios.

 

+Veja também Brinquedos interativos para cães: Conheça sua importância!

 

Como identificar se meu pet precisa de atividades físicas

Cachorro deitado

Fonte: Portal melhores amigos

De modo geral, todos os animais necessitam de atividades físicas. Entretanto alguns precisam de mais e outros de menos. De maneira que, mesmo quando os levamos a passeios ou brincamos com eles, ainda faltam exercícios.

A identificação de carência de movimentação é realizada pela observação do comportamento e corpo do seu bicho de estimação. Logo, caso esse aparente peso excessivo, ansiedade, irritabilidade e estresse. As manifestações psicológicas são percebidas pela destruição de objetos, choros e latidos altos.

Além disso, outra circunstância que demanda a prática de atividades físicas para cães é a castração. Isso porque após a castração a probabilidade de aumento de peso é maior, já que o animal sente mais fome.

 

+Veja também Castração de cães: Conheça como funciona esse procedimento!

 

Demonstrando ou não necessidade de passeios e brincadeiras, todo ser vivo precisa sair do seu lar por um momento. Visto que ficar confinado em locais fechados por muito tempo não nos proporciona novas experiências e diversão. Agora imagine como é para o seu animal que depende de você para isso.

Não o prive dessa liberdade.

Atividades físicas para cachorros: Práticas simples, rápidas e essenciais

As atividades físicas para cachorros não precisam ser árduas ou desgastantes ao dono. Por vezes, é necessário apenas uma caminhada no bairro antes do seu horário de trabalho ou mesmo após.

Além disso, para não ficar na mesmice e variar um pouco, você pode realizar apenas alguns passeios durante semana e brincadeiras nos finais de semana. Levando o seu pet a parques, onde possa interagir com outros cães.

Para um bom cuidado com seu cão, as práticas mais simples e recomendadas são:

  • Caminhadas e corridas: com duração variada de acordo com a resistência do seu pet, sendo sugerido aumentar gradualmente a velocidade e período;
  • Cabo de guerra: compre cordas específicas para essa atividade. A seguir instigue seu animal a morder um lado do objeto, enquanto o outro você irá segurar e puxar, porém sem muita força para que seu cachorro não se machuque;
  • Lançamento de objetos: bolos, frisbee ou gravetos. Esse exercício permite que o cão corra e use seus sentidos para procurar o objeto;
  • Flyball: pouco conhecido por esse nome, porém muito visto.

A atividade física será benéfica tanto ao seu pet quanto a você, aumentando a união e evitando o sedentarismo. No entanto, caso ainda não seja possível para você exercitar o seu cão, contrate dog walkers ou creches para animais. Ambos estimularão a prática de atividades e ajudarão a manter o seu pet saudável.

 

Se gostou desse artigo, incentive as atividades físicas para cachorros. Mantenha seu pet saudável e feliz.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.