Contato

Gato siamês – Curiosidades, pelagem, preço, nível de fofura e mais!

Gato Siamês deitado

Famoso por sua pelagem inconfundível e por seus olhos azuis, cor de safira. O gato Siamês é uma das raças mais conhecidas entre os bichanos. Sendo um dos mais desejáveis tanto pela sua elegância, quanto por sua personalidade.

Ao adquirir esses gatinhos, pode ter certeza de que serão ótimas companhias. Uma vez que fazem parte de uma galera fiel, carismática, dócil, brincalhona e super apegada ao dono. De modo a proporcionar dias divertidos a qualquer tutor.

Apesar disso, assim como qualquer outra raça, é importante se atentar aos cuidados específicos ao gato Siamês. Pois assim será capaz de oferecer excelente qualidade de vida e bem-estar ao seu felino. Portanto confira algumas informações, a seguir.

Condições físicas do Gato Siamês

Felino sentado

Fonte: Segredos do mundo

O gato Siamês pode ser identificado de longe por qualquer pessoa. Devido à sua
pelagem com cores mais escuras em áreas específicas do seu corpo. Tais como rosto, patas, orelhas e rabo. Além de suas marcantes pernas compridas, corpo esguio. E cabeça triangular.

Essas características físicas dessa raça foram adquiridas a partir do cruzamento de gatos Siameses do Sudeste Asiático, Pho e Mia. Que, em 1884, foram levados à Grã-Bretanha onde deram origem aos seus descendentes. Populares, até os dias atuais, por seu porte médio, condições físicas elegantes e olhos cor azul-safira.

Além disso, é importante saber:

  • Peso: cerca de 4kg, podendo chegar a quase 6kg;
  • Cores: branco, creme, chocolate ou preto. Além de outras mais incomuns, como canela, lilás, azul, vermelho ou fulvo. Ao adotar ou comprar um Siamês, saiba que a cor pode se alterar. De modo a apresentar a coloração de adulto somente a partir dos 8 meses;
  • Pelagem: curta, brilhante e manchada em alguns pontos;
  • Expectativa de Vida: 12 a 20 anos

A expectativa de vida do gato Siamês é uma das mais altas. Visto que é um pet bastante enérgico, brincalhão, ativo e atlético. Assim garantindo uma vida mais saudável. Então não deixe de dar atenção ao bichano e brinque sempre que possível. Já que assim o seu gatinho se manterá com uma saúde de ferro.

 

+Veja também Lipidose hepática felina: Conheça os sintomas e saiba como tratar!

 

Personalidade e inteligência

Filhote de Gato Siamês

Fonte: Guia animal

Dentre as raças de gatos, o Siamês é um dos mais desejados. Não apenas por sua aparência, mas também por sua excelente personalidade. Isso porque os felinos desse grupo gostam de ficar próximos à família. De modo a apresentar características carinhosas, leais e “conversadoras”. Ou seja, costumam miar e falar bastante com seus tutores.

Além disso, é uma raça interessante para quem possui outros animais. Já que se tratam de gatinhos bastante sociáveis com outros pets. Porém não se engane acreditando que o mesmo acontece com as pessoas. Pois acabam desconfiando um pouco de estranhos. Então a aproximação com outros indivíduos deve ser lenta e gradual. Seja com crianças ou adultos.

Outros pontos importantes de sua personalidade são: sua ótima inteligência e temperamento imprevisível. Havendo dias de muita agitação e outros mais tranquilos. Ou momentos mais carinhosos e outros mais frios. Portanto não estranhe essas mudanças e não fique chateado. Pois não significa que o seu gato deixou de te amar.

Com tamanha inteligência, pode ser adestrado para andar na coleira. De preferência apenas em ambientes mais fechados, como condomínios e jardins. Contudo o gato Siamês não costuma seguir comandos. Uma vez que usam sua inteligência para demonstrar e realizar seus próprios desejos.

Saúde e cuidados com a higiene

Felino Lambendo as Patas

Fonte: Cachorro gato

Assim como qualquer outra raça felina, os gatos Siameses são seres extremamente higiênicos. Porém é importante manter bastante cuidado e atenção em alguns aspectos. Já que são um tanto quanto frágeis. Apesar de sua saúde de ferro, munida por sua energia. Então, em sua rotina:

  • Escove os pelos diariamente: sabemos que a pelagem da raça é curta. Contudo costuma cair com frequência e gerar bolas de pelo em excesso em seu estômago;
  • Auxilie com a higiene da boca, orelhas, olhos e focinho: dessa forma, você estará evitando proliferação de bactérias. Além dos desconfortos causados por secreções acumuladas nas narinas e nos olhos. Logo sempre limpe com um algodão úmido;
  • Leve seu bichano ao profissional para banhos e corte das unhas: da mesma maneira que cachorros precisam de banhos, gatos também possuem essa necessidade. Mas apenas a cada um mês e meio ou dois. Então acostume a isso ainda nos primeiros anos de vida do seu animal;
  • Visite o veterinário com certa regularidade: para manter as vacinas em dia. E garantir que a saúde do seu felino está perfeita. Já que os gatos Siameses possuem propensão a adquirir certas doenças. Tais como: problemas renais, de fígado, brônquicas e cardíacas. Além disso, não deixe de procurar o profissional caso o seu gatinho seja estrábico. Ou seja, vesguinho. Isso porque é comum acometer os Siameses. De modo que é importante sabe o quanto interfere na vida do seu pet. Embora, normalmente, não seja nada de mais;
  • Brinque sempre que possível: pois assim você garantirá uma qualidade de vida melhor ao seu pet. De modo a evitar estresses e tédio.

Com os cuidados certos, atenção e muito amor, seu gato Siamês se manterá saudável e feliz. E te dará o melhor da sua companhia em dobro.

Curiosidades do Gato Siamês

O gato Siamês conquista a todos com seu alto nível de fofura. Indicados por seu jeitinho brincalhão, amoroso e sociável. Gerando grande desejo e curiosidade sobre a raça. Assim, confira mais algumas informações interessantes que você talvez não conhecia. E aprenda um pouco mais sobre essa raça tão fofinha.

Breve história: Templo do Rei de Sião

Rosto do Gato Siamês

Fonte: Blog cobassi

A personalidade e estrutura elegantes do gato Siamês não gera dúvidas quanto sua presença dentre a realeza. Por algum tempo, a raça foi considerada animal de estimação dos nobres. Uma vez que se posicionava no templo do lendário Rei Sião. Devido à sua beleza e perspicácia. Sendo mais que um apetrecho. Mas principalmente um vigia.

Logo, havia quem dizia, que esses animais eram capazes de pular e atacar qualquer ameaça ao rei do Sudoeste Asiático. Derrubando quem quer que fosse.

A partir de toda a lenda e fama, os gatos Siameses se propagaram no mundo. Como presente do Rei Sião ao ocidente. De modo que os primeiros reprodutores foram Pho e Mia. Populares também por seus filhotes que ganharam o concurso de beleza de gatos. Sediado no Palácio de Cristal, em Londres (1885).

 

+Veja também Gato persa: Personalidade, expectativa de vida, curiosidades e mais!

 

Quanto custa um Gato Siamês

Gato de olhos claros deitado

Fonte: Petlove

Para adquirir um gato Siamês, você pode optar por duas maneiras: a adoção ou a compra. Contudo a adoção não garante 100% de pureza da raça. Já que pode haver certas misturas. Enquanto que no caso da compra a certeza é maior. Assim como o investimento que varia de R$350,00 a R$1000,00.

Essa variação de valor acontece dependendo de fatores como: gênero, localização e pedigree. No caso do pedigree, se houver comprovação de três a cinco gerações ancestrais puras, o preço é maior.

Para não cair em golpes, pesquise bem sobre os estabelecimentos. Ou seja, verifique se há autorização para venda. E pessoas que compraram e aprovaram. Além de estar atento às características dos gatos à venda. E dos cuidados no gatil.

Como diferenciar Gato Siamês de vira-lata

Gato de pelos claros

Fonte: Perito animal

Por vezes, é comum confundir o gato Siamês ao vira-lata. Já que existem inúmeros Sialatas pelas ruas. Felinos esses que possuem coloração, pelagem e olhos semelhantes à raça.

Apesar disso, ainda é possível diferenciá-los. Bastando lembrar as características físicas dos Siameses. Já que um Siamês puro sempre terá pelo curto. Além de patas finas, orelhas grandes, cabeça triangular e corpo alongado.

Enquanto que o SRD facilmente apresentará algumas diferenças. Tais como: patas curtas, cabeça redonda ou pelo longo.

Com todas essas informações e curiosidades, você está pronto para ter o seu gato Siamês. Mas não se esqueça que sempre haverá responsabilidades. Então pense bem se sua rotina e orçamento estão de acordo com as necessidades felinas. Caso sua resposta seja sim, esteja pronto para dias mais divertidos!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.