Contato

Otite em gatos – Como cuidar, prevenção e tipos

Fonte: Canva

Se você está preocupado de que a Otite em gatos tenha acometido o seu pet, reuni um guia que vai tirar todas as suas
dúvidas sobre o assunto. Quem tem felinos, sabe bem que cuidados nunca são demais, principalmente no que diz respeito a otite em gatos, um mal comum nos bichinhos.

O grande problema é quando esse se torna um problema recorrente, ou quando o quadro se torna mais grave que o comum: o que fazer nessas situações?

É exatamente sobre as causas, tratamentos, tipos e formas de prevenção que falarei nesse artigo.

Continue a leitura e fique por dentro!

 

+ Veja também Doenças em gatos – 5 problemas comuns nos felinos!

 

 O que é a otite e seus tipos

Otite em gatos o que fazer

Fonte: Canva

Esse é um quadro que pode atingir qualquer felino, em qualquer idade. A otite em gatos atinge a orelha, e acaba gerando um grande incomodo no pet. É uma doença que normalmente atinge um grande número de cães, mas não é incomum que surja em gatos.

A melhor forma de garantir o bem-estar do seu pet é se atentar ao seu comportamento, com o intuito de identificar sinais.  Existem diferentes níveis de otite em gatos, por isso listei cada um deles:

Otite Interna em gatos

Ouso dizer que esse é um dos piores, se não o pior nível de otite que pode surgir nos felinos. Ela surge a partir de alguma complicação na otite média, normalmente após um trauma que o gato tenha passado.

Nessa otite, surge uma inflamação no ouvido interno, onde estão praticamente todos os ossos presentes no ouvido e no nervo acústico, que tem como função o envio dos sons até o cérebro. É por causa dessa inflamação no ouvido interno, que o felino acaba sentindo muita dor, e sofrendo demais, quando comparado aos outros níveis de otite em
gatos. Por conta disso, o tratamento é bem mais forte que nos demais casos.

Otite externa

Nesse tipo de otite, a inflamação é presente no ouvido externo, não na orelha propriamente dita. Fica localizada na parte do ouvido que fica antes do tímpano, a área responsável pela passagem de som.
Esse é considerado o nível mais fácil de tratar, principalmente por que é o mais comum entre os cães e gatos. Normalmente ela pode ser definida como otite aguda ou otite crônica.

Na primeira opção, o quadro surge de forma esporádica, e na segunda e bem mais comum o surgimento.

Otite Média

A otite média é uma complicação da otite externa, que surge a partir de uma inflamação no ouvido médio, que fica atrás do tímpano na orelha, normalmente quando acontece um rompimento da membrana do tímpano.
Esse tipo de otite em gatos pode gerar muito incómodo, e exige um tratamento mais específico.

Otite primária ou parasitária

Esse tipo, tem como causa principal os ácaros. É bem comum perceber que a cera tenha ficado mais escura, além de um acúmulo excessivo na borda e no ouvido externo. Em alguns casos, também pode surgir uma forte coceira e cheiro forte.

Otite secundária ou infecciosa em gatos

Normalmente surge, quando a orelha do pet fica úmida por grandes períodos, dando brecha para o surgimento de fungos e bactérias que se espalham nessa região.

É bem comum perceber feridas que podem gerar sangramentos e pus. Em casos em que o pet, não realiza o tratamento adequado, ele pode perder a audição parcial e até a audição total.

 

+ Veja também Esporotricose em gatos – Diagnóstico, causas e tratamento!

 

Sintomas da Otite em gatos

Gato triste com otite

Fonte: Canva

Os felinos que apresentam o quadro, costumam cocar bastante a orelha. É bem comum perceber eles esfregando a região com frequência no chão, para reduzir as dores, o que pode gerar machucados na pele do gato.

Além disso, você também pode perceber:

  • Que a região fique avermelhada;
  • Dores no ouvido;
  • Que o gato fique mais apático;
  • Surdez;
  • Odor forte na região;
  • Ferimentos nas orelhas;
  • Secreção;
  • Dores;
  • Pode perceber que o pet pende a cabeça para um lado;
  • Pode perceber que o pet sacode a cabeça frequentemente.

 

+ Veja também Gato siamês – Curiosidades, pelagem, preço, nível de fofura e mais!

 

Qual remédio dar para otite em gatos?

Remédio para otite em gatos

Fonte: Canva

Assim como qualquer outro remédio que você vá dar ao seu felino, os para otite em gatos devem ser indicados por um veterinário. A automedicação e até mesmo remédios caseiros, devem ser evitados, já que pode gerar complicações no quadro.

 

+ Veja também Gato angora: Quanto custa, inteligência e curiosidades da raça!

 

Como é o tratamento da otite em gatos?

Gato no veterinário

Fonte: Canva

O primeiro passo no tratamento de otite em gatos é levar ao médico veterinário ao primeiro sinal da doença. Quanto mais rápido identificada, mais fácil será tratada.

Normalmente, os veterinários recomendarão remédios com intuito de eliminar qualquer tipo de parasita, e pomadas que ajudarão na cicatrização das feridas externas. Nos casos mais extremas, pode ser recomendada a lavagem do ouvido, além do uso de antibióticos e anti-inflamatórios.

Possíveis causas da otite em gatos

Gato fofo brincando

Fonte: Canva

O quadro é mais comum do que se imagina, e um número gigantesco de gatos vai desenvolver otite ao longo da vida. O principal motivo disso acontecer, são as causas que podem causar o quadro, como, por exemplo:

Quadros alérgicos

Se o quadro de otite em gatos acontece com frequência no seu pet, é provável que ele tenha algum tipo de alergia que está motivando a inflamação. Para descobrir o responsável pela alergia é necessário procurar o veterinário, já que a origem pode ser desde dermatológica até algum alimento.

Corpo estranho

Isso pode acontecer principalmente com gatos que costumam sair para a rua com frequência.

Quando desacompanhados, é bem normal que os pets acabem entrando em arbustos e outros obstáculos. Ao passar por esses ambientes, pode ser que pequenos corpos estranhos acabem entrando no ouvido do gato.

Desde folhinhas, ramos, ou qualquer outra coisa. Esses corpos dentro do ouvido, podem gerar a inflamação.

Parasitas

Essa causa é bem comum em gatinhos filhotes, que tem mais chance de pegar ácaros, como o Otodectes cynotis
que se aloja diretamente nos ouvidos do gatinho.

Fungos

Cães com baixa imunidade tem muitas chances acabar pegando fungos que se instalam diretamente nos ouvidos. Já nos gatos, a resistência é um pouco maior, mesmo com baixa imunidade.

O grande problema para os felinos com baixa imunidade, é quando as temperaturas acabam subindo, porque é nesses momentos que os riscos de aparecer fungos como malassezia, acabam se desenvolvendo de forma ágil, e consequentemente desenvolver a otite.

Tumores

Quando a otite em gatos se torna crônica e com origem dermatológica, normalmente quer dizer que existe um crescimento descontrolado das células. Nesses casos, pode ser que a causa possa ser um tumor benigno.

Como evitar a otite em gatos

Tutor de gatinho cuidando dele

Fonte: Canva

De acordo com os principais veterinários, a melhor forma de prevenir a otite em gatos, é a proteção das barreiras naturais dos ouvidos do felino. Essa proteção vai desde a escolha do local onde o gato vai tomar banho.

Caso seja em um estabelecimento, é bom buscar uma opção de confiança, que realize a limpeza de ouvidos.
O cuidado com o algodão de proteção na hora do banho também é muito importante. O esquecimento de algodão molhado, pode gerar o surgimento de fungos que causarão a inflamação. A limpeza semanal, também é uma ótima forma de prevenção.

Procure não remover os pelos do gato

Os ouvidos dos gatos contam várias barreiras protetoras, como a camada de gordura e a de pelos. Essas barreiras
garantem maior dificuldade de entrada de agentes irritantes. Quando você remove os pelos, dessas regiões, está retirando grande parte da proteção contra a otite em gatos.

 

Continue acompanhando nossas dicas através aqui do blog. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais, até!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.