Contato
Home >> Blog

Brinquedos interativos para cães: Conheça sua importância!

Cachorro brincando no gramado

Pode parecer estranho pensar que nossos animais de estimação podem ficar estressados ou mesmo deprimidos. No entanto isso é real e, por isso, há a necessidade dos brinquedos interativos para cães.

Não estamos dizendo que apenas os cachorros podem ficar entediados e ansiosos. A questão é que o cão é o pet mais apegado aos donos. De modo que esses animais podem sofrer ao permanecer muito tempo sozinhos.

Sendo assim, é importante conhecer alguns métodos para proporcionar bem-estar e felicidade aos nossos bichinhos. Um deles você já deve conhecer que são as atividades físicas para cachorros. Agora que tal conhecer um pouco sobre os brinquedos interativos para cães?

Qual o efeito dos brinquedos interativos para cães na vida do pet

Pet deitado brincando - Brinquedos interativos para cães Fonte: Meus animais

O brinquedo para cachorro é fundamental para o bem-estar, qualidade de vida e alegria do seu pet. Porém, mais que isso, pode ajudar no desenvolvimento do seu animal. Tendo funções diferentes, mas tão essenciais quanto durante todas as fases da vida do seu animal.

  • Primeiras 7 semanas de vida: você deve pensar que sendo dono de um filhote, deve logo começar a ensinar onde é o correto fazer necessidades. Além de alguns comandos básicos e obediência. Contudo não fazemos isso nem com nossos próprios bebês. Visto que é uma fase importante de brincadeiras e muito amor. Portanto siga o mesmo com o seu filhotinho. Procure brincar, dar amor e carinho, com isso o animal se sentirá seguro e apegado à sua família. Além disso, os brinquedos serão necessários para o desenvolvimento da coordenação motora;
  • A partir da 8ª a 12ª semana: entrará a fase de socialização do animal. Assim como, o período das mordidinhas, já que haverá a troca de dentição. Logo é importante oferecer brinquedos interativos para cães que sejam resistentes e confortáveis às mandíbulas do animal;
  • Da 13ª a 16ª semana: se você já não aguentava as mordidas, agora então a coisa piora, pois o animal de estimação se sentirá incomodado com os dentes permanentes crescendo. Assim inicie o adestramento, estimulando a inteligência do pet dando nome aos brinquedos e ensinando alguns comandos básicos. Tente também esconder petiscos dentro de alguns objetos.

Dos 4 meses de vida em diante, busque aumentar o nível de dificuldade das brincadeiras, alterando o tipo de brinquedo, textura e resistência. Isso porque seu animal deve desenvolver o cérebro e o corpo. Juntamente com seu jeitinho obediente que você deve incentivar com o uso do reforço positivo e brincadeiras.

Dessa forma, o efeito dos brinquedos interativos é visto na saúde física e mental do seu bichinho. Além de criar vínculos entre o pet e os tutores.



Dicas para saber escolher o brinquedo ideal

Brinquedos interativos para cães Fonte: Epoca.globo.com

Não pense que escolher um brinquedo interativo para cães é algo simples e basta pegar o mais bonitinho ou aquele que seu animalzinho curtir no pet shop. Mesmo para esses objetos você deve se atentar, de modo que seguir algumas dicas irá garantir o brinquedo ideal ao seu pet.

  • Defina se o seu cãozinho fica dentro ou fora de casa. Pois cada pet aprontará de uma forma diferente em cada caso, se estiver entediado. Logo dentro de casa é mais interessante brinquedos de borracha ou mesmo pelúcia, enquanto fora é indicado aqueles que você possa jogar e o animal pegar;
  • Tenha em mente a função do objeto. Os brinquedos interativos para cães não servem apenas para brincar, sendo que há aqueles para higiene bucal e desenvolvimento da coordenação motora;
  • Observe o tamanho ideal. Já que cada cachorro possui um porte diferente, não escolha algo tão grande e nem tão pequeno.

O brinquedo para cães pode parecer seguro e correto, uma vez que é vendido pelos pet shops. Apesar disso, há muitos irregulares e perigosos aos bichos de estimação, por isso sempre devemos estar atentos e oferecer o melhor aos nossos cães.

Como garantir a segurança do pet na hora de brincar

Cão brincando - - Brinquedos interativos para cães Fonte: Tudo sobre pug

Independentemente do tamanho do seu cachorro, lembre-se que ao interagir com o seu animal você sempre deve tomar alguns cuidados. Esses que devem ser tomados mesmo na hora das brincadeiras. Sendo algumas das nossas recomendações:

  • Não puxar o brinquedo com muita força. Caso contrário você pode machucar a boca, os dentes ou mesmo a mandíbula do seu cão;
  • Cuidado ao arremessar objetos, como bolinhas ou mesmo frisbee. Principalmente se resolver brincar dentro de casa, onde pode haver objetos de vidro e lâmpadas. Além disso, procure afastar os móveis, evitando que o animal bata ou mesmo tropece;
  • Deixe o seu animal de estimação ganhar no cabo de guerra. Nunca puxe com muita força ou provoque demais, pois há quem diga que estimula o lado agressivo do pet;
  • Coloque um carpete ou um tapete aderente na área em que o animal costuma correr com frequência;
  • Observe se o brinquedo é seguro. Ou seja, peças pequenas, objetos com tecidos que soltam facilmente e brinquedos com objetos contrastantes de modo que ninguém tropece num elemento de cor semelhante ao do chão.

Esses poucos cuidados com a segurança do seu animal durante as brincadeiras, garantirá momentos de diversão e cuidados com a saúde do seu pet. Portanto sempre tente segui-las e ofereça os melhores minutos do seu cachorro.

Tipos de brinquedos interativos para cães

Cachorro com diferentes brinquedos Fonte: Animais

O brinquedo para cães pode variar muito de acordo com tipo, tamanho, material, função e demais fatores. Sendo assim, citaremos alguns exemplos mais comuns.

Bichos de pelúcia

A pelúcia, assim para a criança como para um cachorro, é considerada uma ótima companheira. Entretanto, no caso dos pets, esses são mais utilizados como brinquedos interativos para cães de morder ou mesmo arrebentar.

Pensando nisso, há muitos que se preocupam com o fato do objeto soltar muito tecido. Provocando, assim, um engasgo no animal. Devido a isso indicamos que observe corretamente as recomendações e material.

Por vezes, você pode encontrar aqueles que, quando arrebentados, causam uma tremenda bagunça pela casa. Porém há também os que possuem bolinhas por dentro que também servem como brinquedos secundários.

Bolas e frisbees

As bolas e os frisbees são mais utilizados em áreas externas, sendo comum observar donos e pets em parques brincando de pegar. Além disso, porém, assim como as cordas, podem servir para morder e brincar de cabo de guerra. Basta ter cuidado.

Quando falamos ainda das bolinhas, essas podem servir como forma de esconder petiscos.

Brinquedos interativos para cães de borracha

Esses brinquedos interativos para cães possuem diversos tamanhos, formatos, texturas, odores, sabores e funções.

De modo que você possa brincar de pegar, cabo de guerra ou mesmo apenas deixar o seu animal morder.

Não bastando isso, ainda há alguns capazes de manter uma boa higiene bucal do seu animal. Assim como alguns petiscos.

Brinquedos caseiros

Se você se preocupa com o fato do seu pet estragar um brinquedo facilmente, então talvez seja uma boa ideia fazer.

Já que é possível você pegar alguns objetos e inserir um pouquinho de ração ou petisco para que assim seu animal tente retirar.

Como alguns exemplos, você pode pegar um rolo de papelão resistente e fechar as laterais com outros pedaços de papelão. Além de usar uma garrafa pet furada ou uma bola de tênis furada com estilete.

Em todos esses casos, deixe um tamanho razoável para que seja possível a retirada do petisco.

Independentemente do tipo de brinquedo interativo que você escolher, temos certeza que o seu cachorro vai se alegrar e se divertir.

Cuidados e recomendações importantes que você deve seguir

Cachorro com brinquedo Fonte: Selecoes.com

Após ler todo esse artigo, você com certeza está pronto para dar o melhor que o seu cão merece. No entanto, sempre que possível, reforçamos alguns cuidados e recomendações importantes. Portanto não se esqueça de:

  • Procurar o ideal ao seu cachorro;
  • Verificar o material adequado e ler as informações inseridas na embalagem do brinquedo;
  • Brinque com cuidado e segurança. Sempre lembrando que seu animal é frágil;
  • Descubra o que mais agrada o seu pet;
  • Apesar de oferecer brinquedos, não deixe de deixar um tempinho do seu dia livre para o seu cão, o leve para passear e brinque sempre que possível;
  • Respeite as fases da vida do seu cachorro;
  • Nunca puna ou grite, embora seu cão faça uma grande bagunça;
  • Não faça carinho ou tente distrair o seu pet com brincadeiras e petiscos quando se mostrar bravo ou com medo. Pois isso pode reforçar um mau comportamento.

 

Ao seguir essas recomendações, você estará dando o melhor de si ao seu cãozinho. Logo não desanime e se divirta. Pois é tudo o que seu cachorro quer.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.