Contato

Como tirar mau hálito de cachorro: Dicas, causas e muito mais!

Cachorro apresentando mau hálito

Quer saber como tirar mau hálito de cachorro? No texto de hoje, te contamos como. Mas antes disso vamos entender os principais motivos do porquê isso acontece. Confira!

O que causa o mau hálito no cachorro?

Cachorro escovando os dentes

Fonte: Agroset

Existem muitas coisas que podem contribuir para o mau hálito dos cachorros, desde os quais podemos destacar:

  • Má rotina de higiene bucal,
  • Má rotina alimentar,
  • Comer algo tóxico, doenças ou até mesmo a raça do cão.

Além disso, o uso de rações “molhadas” contribui para o mau cheiro na boca dos cães. O uso de rações secas ajudará a evitar o mau cheiro. Mas ainda, sim, é preciso tomar alguns cuidados.

 

+ Veja também Ração medicamentosa: Uma nova alternativa para cuidar do seu pet!

 

Doenças relacionadas ao mau hálito do cachorro

Cachorro com mau hálito

Fonte: Odontovet

Algumas doenças podem estar relacionadas com o mau hálito dos cães. Então, para saber como tirar mau hálito de cachorro, é preciso saber o que está causando. Veja algumas das doenças mais associadas ao mau hálito canino:

Gengivite

Ao não cuidar da higiene bucal do cão, ele pode acabar desenvolvendo lesões nos dentes e gengivas, causando inflamações e sangramentos. Ele pode acabar desenvolvendo a chamada gengivite, uma inflamação na gengiva que vem geralmente acompanhada de mau cheiro, afinal, trata-se de uma inflamação.

Doença nos rins

Se seu cão tiver alguma doença nos rins, ele poderá sofrer de mau hálito. Se ele não apresentar sinais de dentes e gengivas com placas ou machucados, e ainda assim tiver mau cheiro, poderá estar com alguma alteração e em seus rins.

Diabetes canina (cetoacidose)

A cetoacidose ou diabete canina também poderá causar mau hálito em seu cão. É importante fazer o diagnóstico, uma vez que o mau cheiro vindo da boca é um dos efeitos colaterais mais leves dessa doença. Então, caso seja esse o caso, é preciso adotar diversas medidas para proteger e remediar seu cãozinho.

Doenças no fígado

Assim como a diabete e problemas renais, doenças no fígado também costumam trazer o mau cheiro para as bocas dos cachorros. Se o seu cão apresentar mau hálito, mesmo tendo uma boa higiene bucal, é fortemente indicado que procure seu veterinário.

Uma vez que vimos que diversas doenças podem estar relacionadas com o mau hálito. Por isso, seja qual for o motivo, é preciso buscar formas de melhorar esse aspecto do cão.

 

+ Veja também Diabetes em cães: Sintomas, como tratar, raças vulneráveis e prevenção!

 

Principais raças que apresentam mau hálito

Cachorro escovando os dentes feliz

Fonte: Amo Viralata

Embora todos os cães possam desenvolver mau hálito, algumas raças são mais propensas. Dentre as quais podemos destacar:

Chihuahua e Pinscher

Os pinschers e chihuahuas possuem a boca muito pequena, o que facilita que seus dentes fiquem encavalados. As formações de placas são potencializadas contribuindo com o mau hálito. Além disso, os dentes amontoados aumentam dores e inchaços locais, o que vai dificultar a mastigação.

Grupos toys e cachorros pequenos

Parecido com os casos acima, cachorros “minis” como: poodles, maltês, lulu da Pomerânia, yorkshires, entre outros, acabam sofrendo pelo pouco espaço em sua boca.

Nesse caso, os dentes acabam sendo menores ainda e o espaço para higienização é ainda menor. Com isso, fica difícil de escovar ou mesmo perceber problemas odontológicos.
Por isso, problemas como cáries e gengivite são potencializados nessas raças.

Cães com focinhos achatados

O achatamento dos focinhos não causa apenas problemas respiratórios em raças como, os pugs, mas também traz às raças uma péssima arcada dentária. Eles contam com maiores tendências para desenvolver doenças periodontais. Dentre as quais destaca-se a gengivite que traz mau hálito.

Esses problemas podem escalar e se tornarem sem cura, caso não tratados corretamente.

Pastor-de-Shetland

Focinhos compridos e finos acabam trazendo problemas na estrutura dentária do Pastor-de-Shetland.

Por conta disso, eles acabam tendo uma mordia errada, nascimento anormal de incisivos, bem como a falta de alguns dentes. Eles também tem a predisposição para desenvolver mau hálito.

Maltês

O maltês já foi citado acima, mas além do problema citado, eles também possuem prognatismo mandibular (mandíbula projetada para frente). Tudo isso contribui ainda mais para um hálito ruim.

Em suma, essa ação também conta com a particularidade de perder seus dentes em até cinco meses. Já outras raças fazem o processo no máximo até os três meses.

 

+ Veja também Troca de dente canina: Saiba como ajudar seu pet nesse momento!

 

O que fazer se meu cachorro apresentar mau hálito?

Cachorro comendo ração seca

Fonte: Meus animais

A primeira a se considerar no processo de como tirar mau hálito de cachorro é a higienização. Assim como em humanos, a escovação diária é fundamental. Mas é preciso garantir uma escova e uma pasta especial para eles, nada de usar produtos para humanos.

Existem também no mercado alguns petiscos e brinquedos que ajudam na limpeza dos dentes, fortalecendo as gengivas, prevenindo o tártaro e ainda ajudam a distrair o animal.

Sprays e bactericidas também são excelentes para manter a boca cheirosa e saudável. Muitos são colocados na água do cão, facilitando ainda mais a ingestão e limpeza.

Além disso, é claro, é preciso fazer visitas periódicas ao médico veterinário. Essas visitas devem ficar entre 6 a 12 meses. Isso porque nas consultas o medico verifica a saúde bucal do cão e indica medidas, caso seja necessário.

Limpezas também devem ser feitas, sempre que o veterinário solicitar. Assim, você garante mais saúde para o seu bichinho, e ainda garante que ele fique longo do mau hálito.

 

+ Veja também Dentista para cachorro: Porque devemos cuidar da saúde bucal do pet!

 

Remédios caseiros para tirar mau hálito de cachorro

Remédio caseiro para mau hálito de cachorro

Fonte: Cobasi

Existem algumas formas que podem te ajudar a entender como tirar mau hálito de cachorro, algumas são medidas caseiras. Confira abaixo!

Cenoura crua

A cenoura além de ser um alimento muito saudável também contribui com o desaparecimento progressivo do mau hálito. E isso acontece devido aos nutrientes presentes no alimento como: carotenoides e antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres.

Além disso, ao roer a cenoura, o cão é estimulado a liberar saliva, ajudando a eliminar pequenos pedaços de alimentos que ficam presentes nos dentes (cavidade dentária). Portanto, invista em petiscos naturais.

Petiscos caseiros de hortelã

A hortelã é utilizada em muitas pastas de dentes, justamente, por trazer um bom cheiro. Fazer petiscos caseiros com hortelã em sua composição vai ajudar a melhorar o hálito dos cães. Uma receita simples é criar uma massinha com água, aveia e folhas cortadas de hortelã.

 

Para mais dicas para cuidar do seu cãozinho, continue acompanhando a SOS Cãopanheiros. Até breve!

 

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.