Contato

Doenças em gatos – 5 problemas comuns nos felinos!

Gato rajado de olhos claros

Quando pensamos em comprar ou adotar um pet, logo nos preocupamos com os cuidados necessários para saúde do bichinho. Existem algumas doenças em gatos que são bastante comuns e exigem atenção, aqui estão às cinco doenças que você deve prestar mais atenção.

Leucemia felina (FELV) – Doenças em gatos

Gato amarelo deitado - Doenças em gatos

Fonte: Superinteressante

Causas

A leucemia felina, também conhecido como FELV, é uma infecção causada por um vírus chamado retrovírus, considerada uma das doenças mais graves nos gatos.

Em suma, a transmissão ocorre através de itens compartilhados entre os animais, saliva, fezes, urina, brigas entre um gato saudável e um animal contaminado e pode acontecer a contaminação durante o parto de uma gata prenha ou através do leite.

Sintomas

Os sintomas da leucemia felina podem variar de acordo com cada animal, inclusive é possível o animal não apresentar sintomas, dificultando o diagnóstico da doença. Porém, os principais sintomas são:

  • Febre
  • Diarreia e perda de peso;
  • Anemia e vômitos;
  • Inflamações na boca e apatia;
  • Secreção excessiva nos olhos e aumento da frequência urinária;
  • Cicatrização ruim e coração acelerado;
  • Dificuldade respiratória.

Por isso, ao notar algum desses sintomas, é importante que seja feita uma avaliação pelo médico veterinário.

Tratamento – Doenças em gatos

O diagnóstico é realizado a partir de exames laboratoriais e infelizmente não existe cura para a leucemia felina, por isso, o tratamento deve ser feito com o intuito de diminuir os sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida do bichinho, mas podem ser usados antivirais e imunomoduladores sempre com prescrição de um profissional. É preciso tratar infecções secundárias que ocorrem devido a problemas no sistema imune.

Apesar de não existir cura para doença, o animal pode viver normalmente, mas isso vai depender dos cuidados com o gato e do desenvolvimento da doença.

Peritonite infecciosa felina (PIF)

Gato doente - Doenças em gatos

Fonte: Universo dos gatos

Causas

A Peritonite Infecciosa é uma doença causada pelo vírus coronavírus felino, que se multiplica e afeta o sistema imunológico, apesar de ter o mesmo nome do novo coronavírus, essa doença não tem relação com a COVID-19. A transmissão ocorre através do contato de animais saudáveis com as fezes, urina e secreção nasal de animais contaminados.

Sintomas

Os sintomas da Peritonite Infecciosa é comum nos gatos, podendo se confundir com outras doenças consideradas menos graves e dificultando o diagnóstico. Os principais sintomas são, por exemplo:

  • Febre;
  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Anorexia;
  • Falta de apetite;
  • Vômito.

Portanto, é importante a avaliação do médico veterinário e a realização de exames para fazer um diagnóstico correto.

Tratamento

Não existe um tratamento específico e isso acaba tornando a doença mais perigosa. Existe uma terapia com a finalidade de prolongar a vida do animal. A eficácia de alguns medicamentos estão sendo testados para o tratamento da doença, mas ainda não tiveram resultados.

Imunodeficiência felina (FIV) – Doenças em gatos

Bichano deitado

Fonte: Notícias ao minuto

Causas

A Imunodeficiência Felina, também chamada de FIV, é uma doença viral, que atinge principalmente gatos machos que tem o costume de ficar na rua. A transmissão acontece a partir de brigas entre os animais e gatas infectadas podem transmitir para os filhotes também.

Sintomas

É comum que os sintomas não sejam percebidos pelo dono, atrasando o tratamento da doença. Os principais sintomas são, por exemplo:

  • Depressão;
  • Febre;
  • Emagrecimento;
  • Insuficiência renal.

São sintomas comuns que podem ser confundidos com outras doenças, por isso, a avaliação de um profissional é importante.

Tratamento – Doenças em gatos

Ainda não existe um tratamento para doença, o objetivo é tentar diminuir os sintomas para aumentar a qualidade de vida desses animais. No entanto, o diagnóstico é feito através de exames laboratoriais e histórico clínico.

Acima de tudo, é considerada uma doença grave, que exige acompanhamento do médico veterinário.

Doença Renal

Felino cinza de olhos amarelos - Doenças em gatos

Fonte: Petz

Causas

Geralmente, os felinos possuem uma dificuldade no consumo diário de água, algumas raças possuem predisposição para a doença. Da mesma forma,  em alguns casos medicamentos usados com o animal podem desencadear o problema.

Sintomas – Doenças em gatos

Em suma, os sintomas podem causar confusão no diagnóstico por serem parecidos com outras doenças. Portanto, veja os principais sintomas:

  • Aumento da sede;
  • Vômitos;
  • Emagrecimento;
  • Aumento na quantidade de urina;
  • Diarreia;
  • Desidratação.

Normalmente, esses sintomas só aparecem quando a doença está bem avançada, portanto, é importante manter as idas ao veterinário regulares.

Tratamento

O diagnóstico da doença é realizado a partir de exames laboratoriais e de imagens. Apesar de não existir cura, o tratamento pode ser feito para melhorar a qualidade de vida do felino. É necessário cuidar da desidratação e manter uma alimentação equilibrada e específica.

Portanto, quanto mais tarde a doença for descoberta, mais difícil é de controlar, trazendo maior risco para a vida do animal.

Doença da Pulga

Felino se coçando

Fonte: Patas da casa

Causas

Em suma, a doença da pulga ou micoplasmose felina, é causada por uma bactéria que é transmitida através da mordida da pulga no animal. Em suma, essa bactéria destrói as hemácias e leva o felino a um quadro de anemia.

Acima de tudo, a doença não é considerada contagiosa, apenas em alguns casos de brigas entre os animais que ela pode ser transmitida.

Sintomas – Doenças em gatos

Alguns animais podem não apresentar sintomas, mas outros bichinhos podem apresentar vários sintomas da doença. Sendo eles, por exemplo:

  • Fraqueza
  • Anemia
  • Apatia
  • Perda de peso
  • Febre

Acima de tudo, para um diagnóstico preciso, é necessário a realização de alguns exames, que ficam a critério do médico veterinário.

Tratamento

Em suma, a doença tem cura e o tratamento depende do estágio que se encontra a doença, em estágios mais leves, manter a hidratação do animal e acompanhamento com o médico veterinário já resolve o problema.

No entanto, em casos mais graves é indicado o uso de antibióticos, corticoides e, se necessário, transfusão de sangue.

 

É muito importante entender as doenças que podem se manifestar no seu bichinho, portanto compartilhe essas informações!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.