Contato
Home >> Blog

Thundershirt: Colete que auxilia contra a ansiedade do seu pet!

Thundershirt camiseta calmante

Sendo um dono experiente ou não, você com certeza deve saber que nossos pets sofrem na presença de barulhos estrondosos. Logo para reduzir o medo e a ansiedade, você pode recorrer ao uso de thundershirt.

Também conhecido por camisa relaxante, é encontrado tanto para cães quanto para gatos. De modo a evitar que o animal reaja mal às situações que funcionam como um gatilho para os sintomas de estresse e desconforto.

Próximo dos eventos de fim de ano, não há tutor que não se preocupe com o seu bichinho. Sendo assim, conheça mais sobre o thundershirt e descubra as vantagens dessa roupinha milagrosa. Além de outras dicas que você pode seguir para combater o medo causado pelos fogos de artifício.

Características do thundershirt

O thundershirt (camisa relaxante) é semelhante a qualquer outra roupinha de pets. No entanto esse produto possui bandas ajustáveis com fecho de velcro. Dessa forma, você é capaz de regular a pressão no corpo do seu bicho de estimação.

Apesar de auxiliar no adestramento comportamental, essa roupinha não possui medicamentos calmantes. Não apresentando perigo à saúde do cão ou gato, independentemente do porte do animal.

Diferencialmente às roupas comuns vendidas em pet shops, o thundershirt é formado por um tecido mais resistente, porém transpirável. De forma a não prejudicar o pet em climas mais quentes.



Como funciona esse produto

Cachorro com thundershirt calmante Fonte: Tiendanimal

Quando falamos no thundershirt, o mais comum é relacionar com o medo de barulhos. Entretanto essa camisa relaxante funciona para qualquer tipo de comportamento negativo, como por exemplo:

  • Ansiedade causada por: barulho, separação, viagem em transporte, ruídos;
  • Medo ou fobia;
  • Agressividade com visitas ou outros animais;
  • Latidos excessivos;
  • Hiperatividade e empolgação;
  • Puxões.

Para muitos, pode parecer estranho que tal produto ajude na mudança de comportamento do animal. Uma vez que não contém nenhuma droga ou medicamento. Contudo há uma explicação por trás de tudo isso.

Na realidade, ao utilizar o thundershirt, você não regulará as bandas apenas para fechar no corpo do animal. Mas também para fazer pressão constante e suave. O que aumentará a pressão sanguínea e a produção de hormônios, causando uma espécie de relaxamento no bichinho.

Ao ler sobre isso, não se preocupe com o fato de poder machucar o seu cãozinho ou gatinho. Isso porque é você quem irá ajustar pressão, então basta tomar alguns cuidados durante sua utilização.

Essa camisa servirá de maneira similar aos panos de conforto para bebês recém-nascidos. Dando uma sensação de abraço.

 

+Veja também Cachorro medroso: Informações sobre o assunto!

 

Modo de utilização

Cachorro usando colete calmante Fonte: Hundeschulen.com

Iniciar a utilização do thundershirt pode parecer árduo, principalmente em casos de pets que odeiam roupinhas. Apesar disso, para que funcione corretamente, é indicado o uso frequente. De modo a acostumar o pet com o objeto. Dessa forma, você pode colocar a camisa relaxante no seu animal antes mesmo de um evento estressante ou durante.

Caso inserido em momentos anteriores à situações estressantes, tente habituar o seu pet por meio de: reforço positivo e tempo, sendo mantido no corpo do animal de 5 a 10 minutos.

Após seu bicho de estimação utilizar com mais frequência:

  • Aprenda corretamente como colocar. Logo inicie colocando a camisa sobre as costas do seu pet, fechando primeiramente as bandas abaixo da barriga. Em seguida, regule as bandas superior nas costas e no pescoço. Sem apertar demasiadamente;
  • Utilize nos momentos de ansiedade e estresse;
  • Mantenha o hábito do animal com a camisa. Colocando no corpo do pet a cada 4 ou 8 semanas, mesmo quando não há evento estressante.

Se você notar que nada disso está funcionando com o seu animal de estimação, pense sobre a realização de um treino específico. Pois essa será uma boa forma de alterar o comportamento do seu pet.

Além disso, lembre-se de não acariciar ou oferecer um petisco quando seu pet sentir medo, ansiedade ou estresse. Já que carinhos e guloseimas são sinônimos de reforços positivos, fazendo com que o seu cão ou gato entenda que está fazendo algo certo.

Onde comprar o thundershirt

O thundershirt é um produto originário dos Estados Unidos. Sendo assim, você deve entender o porquê de ser tão incomum, no Brasil. Porém existem algumas lojas especializadas em pets que vendem tal produto, sendo chamado por colete calmante ou camisa calmante.

Caso você não encontre, pode tentar a técnica caseira chamada de “Half-wrap”. Essa que consiste na mesma metodologia do colete calmante. No entanto tem como produto uma faixa que é amarrada pelo corpo do animal. Com foco em sua parte traseira.

Visto que, assim como o thundershirt, esse método pressiona as regiões mais extremas, provocando aumento do fluxo sanguíneo. Consequentemente, diminuindo a tensão.

Recomendações

Cachorro deitado com medo Fonte: Zooplus

Embora a camisa calmante seja feita para proporcionar bem-estar e a maior segurança ao seu pet, por vezes podem acontecer alguns problemas. Logo os evite:

  • Retirando o thundershirt após 1 ou 2 horas, principalmente nas primeiras utilizações. Isso porque é importante verificar se o seu animal está apresentando algum tipo de sintoma ou mesmo marcas, devido à pressão em excesso;
  • Cobrindo as regiões corretas. Algo que deve ser observado principalmente no caso dos machos. Já que pode acontecer do dono colocar as bandas por cima da região íntima, de modo a machucar ou causar fricção;
  • Ajustando as bandas na região do peito e não do pescoço. Para que assim não cause asfixia. Além disso, não aperte demasiadamente;
  • Utilizando o thundershirt juntamente com outro método. Podendo ser o reforço positivo ou adestramento. Visto que nem todos os pets alteram seus comportamentos apenas com o uso desse colete.

Se uma das suas maiores preocupações era com o seu pet durante as comemorações de fim de ano, então fique tranquilo. Pois, seguindo essas dicas, seu animalzinho com certeza ficará mais tranquilo e feliz. Da mesma forma que toda sua família e amigos.

 

Conhece algum outro dono de cachorro ou gato? Que tal compartilhar e formar uma corrente para que mais pets não sofram durante esses eventos?

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.