Contato

Golden Retriever: Conheça o nível de obediência da raça!

Golden Retriever

Todo indivíduo que dá de cara com um Golden Retriever percebe a sua alegria, companheirismo e simpatia, à primeira vista. Características típicas da raça e incomuns aos cães de grande porte.

Se você pensa sobre ter um cachorro dessa raça ao seu lado, saiba que é uma das melhores escolhas a se fazer. Isso porque você e sua família terão ao lado um pet leal e capaz de fazer da sua vida uma diversão, devido à sua personalidade brincalhona e amigável.

Apesar dessas diversas vantagens de obter um Golden Retriever, tenha em mente que não apenas ele irá te beneficiar, mas você também deverá tomar alguns cuidados. Como por exemplo a realização de atividades físicas diárias, visto que é uma raça muito ativa.

 

+Veja também Atividades físicas para cachorros: Informações sobre o assunto!

 

Conheça mais sobre esse animal de estimação e sua personalidade obediente. Dessa forma você será capaz de oferecer uma boa qualidade de vida.

Condições físicas da raça Golden Retriever

 

Cachorro sentado

Fonte: Nutre pet shop

A raça Golden Retriever é originária da Grã-Bretanha, sendo essa criada por meio de diversos cruzamentos. Esses realizados por Lord Tweedmouth que buscava uma raça obediente, fácil de adestrar, calma e caçadora.

No entanto esses cães foram desenvolvidos na Escócia, já que o cruzamento elaborado por Tweedmouth foi capaz de gerar quatro raças diferentes, porém não o Golden Retriever conhecido atualmente. Sendo este descendente de Retriever com Tweed Water Spaniel.

  • Origem: Reino Unido;
  • Grupo: cães levantadores e cobradores de caça e cães de água, de acordo com a Federação Cinológica Internacional. Sendo assim, além de bom caçador, é um animal capaz de nadar;
  • Pelagem: amarelo dourado, mediana e lisa. Não necessitando de escovações diárias, mas sim frequentes;
  • Altura: variável de acordo com o gênero, sendo aos machos 56cm a 61cm; e às fêmeas 51cm a 56cm;
  • Peso: das fêmeas pode ser de 25kg a 32kg e dos machos 30kg a 34kg;
  • Alimentação: de acordo com as necessidades do seu animal de estimação. Nunca dê comida de gente, mas sim ração;
  • Expectativa de vida: em média, de 10 a 12 anos.

Com corpo musculoso e mandíbulas fortes, os Golden Retrievers se mostram eficazes na caça e no auxílio como cães policiais.

Temperamento: Inteligência, obediência e socialização

Cão deitado

Fonte: Dog hero

Sendo essa uma raça criada para a caça e o nado, tem se tornado forte e trabalhador, podendo trabalhar como cães guia para cegos e pessoas com deficiências motoras, além de terapia e resgate.

Ao Golden Retriever foram definidas essas funções, pois, apesar de alegre, animado, brincalhão e enérgico, se trata de um pet bastante leal, obediente e inteligente. De modo que foi classificado como o 4º cachorro mais inteligente do mundo, segundo o doutor Stanley Coren.

Além disso, essa raça é sociável com crianças, estranhos e outros animais. Visto que adora companhia e boas horas de brincadeiras e atividades físicas. Portanto é indicado que não o deixe sozinho por longos períodos.

A prática de exercícios físicos diários fará com que o seu cachorro não seja destruidor e agressivo. Indicamos também que inicie um adestramento desde filhote, já que esse cão é desastrado, não tendo noção do seu tamanho e força.

Com um bom treinamento, você terá ao seu lado um amigo de quatro patas extremamente obediente e amigável. Um bicho de estimação que não costuma latir com frequência, não busca briga com outros cães e se diverte com as crianças e as visitas.

Saúde e cuidados específicos

Cachorro da raça golden retriever

Fonte: Veterinária Gamboa

Assim como todas as outras raças, o Golden Retrivier possui uma predisposição à algumas doenças, como a displasia de quadril, displasia de cotovelo e problemas de visão, como a catarata. Para quem não conhece a displasia, ambas se tratam de problemas no encaixe das articulações.

Logo o cuidado e a atenção com essa raça são necessários para uma boa saúde e bem-estar do animal. Contando com consultas anuais com médico veterinário, além de busca por ajuda profissional quando há mudanças comportamentais ou fisiológicas.

Entretanto, não apenas tratamento médico, seu pet necessita de cuidados diários, sendo estes:

  • Dar banho de água doce após a natação do Golden Retriever. Isso porque, já que o animal adora água, pode acontecer dele estar em contato com ela sempre, havendo impurezas na piscina ou no mar que podem causar problemas de pele;
  • Escovar o pelo do cachorro pelo menos uma vez por semana. Pois, apesar de não formar nó com frequência, é importante um cuidado com o pelo. Ensine o animal que esse hábito não é um castigo;
  • Dar banho uma vez ao mês, com o uso de produtos próprios aos pets;
  • Escovar os dentes pelo menos uma vez por semana, com pasta de dente própria ao seu animal de estimação. Para que assim você evite o tártaro na boca do seu Golden;
  • Passear pelo menos 60 minutos por dia. Somente assim o Golden Retriever gastará as energias. Além disso, precisará de diversas brincadeiras.

 

+Veja também Natação para cachorro: Conheça os benefícios da atividade para seu pet!

 

Curiosidades sobre o Golden Retriever

 

Cachorro correndo

Fonte: Petful

Os detalhes do Golden Retriever vão muito além disso. E imagino que alguém deve estar se perguntando “por que a pelagem do animal está descrita apenas como amarelo dourado?” ou não. Para tirar algumas das suas dúvidas, aqui apresentamos algumas curiosidades.

  • Reconhecimento do Golden Retriever pela American Kennel Club (AKC): embora a raça tenha sido criada há muito tempo, apenas em 1932, foram reconhecidos pela AKC. Isso porque não aceitavam como uma nova raça, mas sim um cão Retriever com variação de cores;
  • Pelagem amarelo dourado: pelos mais claros ou mais escuros são aceitos. Porém a intensidade não pode ser grande, segundo a AKC;
  • Obediência é a marca desse pet: já que os primeiros cachorros a receberem títulos de maior obediência eram da raça Golden Retriever;
  • Fama da raça: também devido ao filme Bud que obteve não apenas um, mas seis filmes apresentando o cachorro Golden Retriever. Esse pet é famoso no Brasil, Japão e Estados Unidos, estando muito presente nas residências e também nos comerciais.

 

O Golden Retriever não é apenas um cão para mostrar aos outros, mas também um grande companheiro que fará parte da sua família, assim como um filho. Portanto lembre-se que essa escolha mudará a vida de todos que moram contigo. Visto que esse pet irá trazer muita alegria.

Conheça mais sobre outros cães que podem ser uma boa opção aqui no site SOS Cãopanheiros e compartilhe com seus amigos. Será uma boa forma de explicar o motivo da sua escolha.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.