Contato
Home >> Blog

Gato angora: Quanto custa, inteligência e curiosidades da raça!

Gato angora branco

O gato angora é uma das raças mais antigas do mundo, ele deu origem a outras raças, como o gato persa. São animais dóceis e companheiros, cobiçado por muitos, mas não são encontrados facilmente. Ao longo dos anos passaram por algumas mudanças e transformações, mas continuaram elegantes.

Se você tem um gato angora ou está interessado em ter um, conheça agora as suas características, personalidade, cuidados necessários e valor do bichinho.

Origem da raça

O gato angora surgiu no início do século XVII, em Ancara, na Turquia. Não se sabe ao certo quais raças deram origem a esse animal, mas alguns pesquisadores acreditam que ele seja proveniente do gato pallas. Um francês disseminou a raça pela Europa após ter se apaixonado pelo bichano. Atualmente, esse gato é considerado raro, é mais comum encontrar essa raça misturada com outras raças. Ela que deu origem ao gato persa junto com os gatos ingleses.

Características físicas do gato angora e curiosidades

Gato angora sentado

Fonte: Patas da casa

Os gatos dessa raça possuem um pelo longo, olhos grandes, corpo elegante, cabeça pequena e as orelhas são pontiagudas. A cor mais comum do pelo do angora é branco, porém, ele pode ter diversas cores e essas já são aceitas hoje, como branco e laranja, cinza e branco, entre outras cores. Os olhos também variam, podem ser azuis, verdes ou amarelos e podem ter um olho de cada cor, sendo bem comum na raça. O peso do bichinho varia entre 3 kg e 7 kg.

Devido ao seu porte elegante, o gato angora chamou atenção da realeza pela sua postura, os reis Luís XIII e XVI tiveram essa raça em casa e o angora também participou da Turma da Mônica, sendo o gatinho da Magali.

Personalidade da raça

Gato angora olhos castanhos

Fonte: Convite à saúde

Essa raça é considerada extremamente inteligente e ágil, ao contrário do que é dito sobre os gatos, esse animal é muito apegado ao dono, eles gostam de brincar, correr e se adaptam facilmente a uma nova rotina. O angora é muito ativo e esperto, adora subir em armários, portas e outros móveis.

Em suma, a relação do bichano com crianças e pessoas é ótima, não costumam apresentar nenhum problema e não são agressivos. A convivência com outros animais também é considerada boa, porém, o ideal é que esses animais sejam criados desde filhotes juntos, pois a chance de manterem uma relação estável e tranquila é maior.

Saúde e cuidados com o gato angora

Gato deitado

Fonte: Hospital veterinário

Algumas doenças são mais comuns nos angoras, devido a questões genéticas e condições da raça. Por isso, a importância de manter as consultas de rotina com o médico veterinário em dia é ainda maior. As doenças mais comuns nesses bichinhos são:

  • Surdez: acomete essa raça com mais frequência, principalmente em angoras brancos com olhos azuis.
  • Ataxia: sendo a perda da coordenação nos movimentos, afeta alguns animais da raça.
  • Problemas cardíacos: a cardiomiopatia hipertrófica, são comuns nos felinos em geral e podem acometer o angora.

 

+Veja também Doenças cardíacas em cães: Sintomas e tratamentos!

 

Para prevenir algumas doenças e dar uma qualidade de vida melhor para esses animais, é importante ter alguns cuidados básicos. Portanto, veja abaixo:

  • Escovação dos pelos: os gatos angoras possuem uma pelagem mais longa, por isso, é importante escovar toda semana o bichinho para retirar os pelos mortos. Isso evita dermatites e outros problemas relacionados a pele.
  • Banho: apesar de acharem que os felinos não gostam de água, os angoras costumam gostar de banhos. É necessário dar pelo menos um banho por mês, para manter a higiene do animal.
  • Corte das unhas: como em todos os animas, os tutores precisam cortar as unhas dos gatos, para não acumular sujeira e para evitar que a unha do bichinho arranhe outras pessoas e objetos.
  • Alimentação: cuidar da alimentação é necessário para qualquer animal, escolher a ração ideal para o gato é muito importante, mas sempre acompanhado de um profissional que saberá a necessidade de cada bichinho.

Quanto custa um angora e qual é a sua expectativa de vida

Gato cor bege

Fonte: O amigo pet

Essas são perguntas frequentes ao escolher um animal, para saber se aquele bichinho se encaixa na realidade da família, é necessário estudar tudo sobre a raça, as características, a personalidade e os cuidados, mas também é importante saber a expectativa de vida e quanto custa o bichinho desejado, para planejar a chegada do novo animal na família.

Em suma, não existe um valor exato do gato angora, esse número depende de diversos fatores, se a raça é pura, a demanda na época, a cor e o sexo. A ninhada do angora costuma ser menor, isso faz com que o valor do bichinho seja mais alto, com isso, a média do custo do gatinho é ampla, variando entre R$ 1.000 a R$ 3.000.

A expectativa de vida também varia, depende da saúde do animal, se existe alguma doença preexistente, mas no geral, o tempo de vida fica entre 12 a 18 anos.

 

Essas são informações importantes para quem deseja ter um gatinho da raça angora, portanto, se gostou do artigo compartilhe para que mais pessoas tenham acesso.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.