Contato

Carvão ativado para cachorro – Quando usar o medicamento!

Carvão ativado para cachorro

O uso do carvão ativado para cachorro funciona para ajudar a diminuir os efeitos de intoxicações. Desse modo, é um medicamento muito usado nesse contexto.

No texto de hoje, vamos explicar melhor sobre ele e trazer as principais informações a respeito de seu uso e efeitos. Para saber tudo sobre a relação do carvão ativado com os cães, siga conosco nessa leitura. Vamos ao texto!

O que é o carvão ativado: Quando usar o carvão ativado para cães

O carvão é uma substância que já conhecemos bem. Entretanto, você sabe o que é o carvão ativado?
O carvão conta com carbono em sua composição. Para “ativar” o carvão é preciso que seus micro poros abram entre átomos de carbono através do oxigênio também presente.

Dentro do contexto desse texto é preciso saber que o carvão ativado é uma substância que tem capacidade de atrair diversos contaminantes ingeridos pelos cães.

+Veja também Alergia em cachorros: Causas e tratamentos para o problema!

 

Para que serve o carvão ativado para cachorro

Carvão ativado para cachorro funciona como uma forma de diminuir ou anular o efeito de alguma toxina que o animal ingerir. De modo geral, com a administração certa de forma precoce é possível reduzir 75% da absorção da toxina.

Isso porque o carvão ativado é uma substância absorvente e porosa não tóxica para os animais, que puxa as moléculas, no caso as toxinas para si, diminuindo os efeitos no organismo do cão.

Porém, é preciso garantir seu uso de forma rápida, uma vez que o animal digerir a substância, o efeito do carvão diminui bastante.

Quanto devo dar carvão ativado para cachorro

Cachorro deitado triste

Fonte: Canva

Embora não faça mal para os animais, como qualquer substância, é preciso ministrar a quantidade correta, tanto para evitar overdose, quanto para evitar que se use uma quantidade muito baixa que não vai ajudar.

De modo geral, o indicado é um comprimido para cada 5kg de peso. O comprimido deve ser diluído em água e servido de forma oral.

  • Atenção: esses são dados gerais sobre o uso. Desse modo, o mais indicado é verificar com o médico veterinário.

 

+Veja também Vitamina para cachorro: Conheça os tipos e motivos para o uso!

 

Quanto tempo o carvão ativado faz efeito em cachorro

Quando pensamos em envenenamento é preciso sempre agir de forma rápida, de preferência na primeira hora. O carvão ativado para cachorro tem efeito relativamente rápido.

Dessa maneira, dentro de duas horas é possível verificar o efeito do produto, reduzindo as toxinas.

Sintomas de intoxicação no cachorro: Quando dar carvão ativado

Cachorro doente - Carvão ativado para cachorro

Fonte: Canva

Os sintomas de intoxicação podem ser variados, dependendo do tipo de veneno, planta, inseto ou produto ingerido.

Entretanto, de modo geral, os principais sintomas de intoxicação em cães são:

  • Salivação em excesso;
  • Espasmos musculares;
  • Vômitos contínuos;
  • Diarreia;
  • Desorientação;
  • Dificuldade em ficar em pé e andar;
  • Dilatação das pupilas;
  • Orelhas, focinho e membros bem gelados;
  • Convulsões;
  • Inchaço na língua;
  • Taquicardia;
  • Ficar mais ofegante que o normal;
  • Entre outros sintomas nesses mesmos sentidos.

 

+Veja também Epilepsia canina: Cuidados e tratamentos da doença!

 

Carvão ativado para cachorro que comeu chocolate

Cão deitado perto de medicamentos - Carvão ativado para cachorro

Fonte: Canva

Você já deve ter ouvido falar que chocolate faz mal para cães. Entretanto, você sabe o motivo? O que ocorre é que o cacau e consequentemente o chocolate, conta com uma substância chamada de teobromina. Em humanos ela não é tóxica, porém, em cães sim. Além disso, quanto mais cacau tiver no chocolate, mais teobromina terá.

De modo geral, os sintomas da intoxicação começam cerca de 6 a 12 horas após a ingestão. Desse modo, assim que ver que o animal comeu chocolate, é preciso induzi-lo ao vômito e em seguida administrar carvão ativado. Dessa forma, anulando bastante os efeitos.

Entretanto, é importante, que o uso do carvão seja feito antes de 2 horas, tempo que o chocolate já terá sido digerido pelo cão.

Reações esperadas e efeitos colaterais do carvão ativado para cachorro

Mesmo que o carvão ativado para cachorro não seja tóxico, como vimos acima, é importante dar a quantidade certa. Entretanto, mesmo não sendo tóxico, seu uso traz algumas reações e efeitos colaterais.

Um dos seus principais pontos, é que ele tem capacidade de reduzir em até 75% a absorção de toxinas pelo animal. Em contrapartida, algumas reações são esperadas, como: fezes com coloração escura e constipação leve. Além disso, é comum que tenha outras reações, porém, ocasionadas pela intoxicação.

 

+Veja também Ração medicamentosa: Uma nova alternativa para cuidar do seu pet!

 

Cachorro envenenado: Como usar o carvão ativado para os diversos tipos de envenenamentos

Cachorro perto de cogumelo

Fonte: Meus Animais

Separamos abaixo alguns dos principais agentes causadores de envenenamento em cães. Confira também, como o carvão ativado ajuda no processo. Veja!

Arsênico

O arsênico é um dos tipos de venenos mais conhecidos. Desse modo, é dos dos principais tipos usados por pessoas mal intencionadas para matar os animais.

Além disso, usa-se o arsênico em outros contexto, por conta disso, pode ocorrer do cachorro ingerir de forma não intencional.

O tempo é muito importante nesse contexto, e as primeiras horas são essenciais. É preciso agir com urgência fazendo o animal vomitar e em seguida administrar carvão ativado para ele.

Etilenoglicol

O etilenoglicol é bastante usado com anticongelante em carros. Desse modo, seu uso é tóxico para os animais. Por contar com álcool em sua composição, os sintomas são parecidos com um embriaguez.

O uso do carvão ativado deve ser feito assim que notar a ingestão do animal. Primeiramente é preciso induzir o vômito, seguida de carvão ativado e sulfato de sódio.

Insetos venenosos

Existem alguns insetos que causam intoxicação em animais como cães e gatos, como a cantina. De modo geral, não existe um tratamento padrão para esse tipo de intoxicação. Entretanto, a utilização de carvão ativado tem se mostrado como uma forma de desintoxicar o animal.

Inseticidas

Os inseticidas são produtos venenosos compostos de substâncias como piretrina, clorado, carbamatos, entre outros. Todas essas substâncias também são tóxicas para os cães, e podem levá-los à morte.

Desse modo, se ver que seu cachorro inseriu inseticida, o primeiro socorro indicado é a indução ao vômito, podendo utilizar água oxigenada 3% e logo em seguida administrar carvão ativado.

Cogumelos venenosos

De modo geral não são todos os cogumelos que são venenosos para cachorro. Entretanto, existe uma grande quantidade que são. Dessa forma, é sempre preciso evitar que eles comam esse tipo de alimento.

Porém, caso veja seu cachorro comendo cogumelos, o recomendado é induzir o animal a vomitar e logo em seguida administrar carvão ativado para ele.

  • Importante: em todos esses casos é preciso levar o animal a clínica veterinária. O intuito do carvão ativado para cachorro é conseguir cortar o efeito tóxico, para ganhar mais tempo e chegar até o veterinário. O produto dever ser administrado por via oral o quanto antes, para atrasar ou anular o efeito do veneno.

 

Portanto, se gostou do artigo de hoje. Compartilhe e passe a informação adiante!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.