Contato

Cachorro com medo de fogos – O que fazer na hora, Sintomas e Dicas Úteis

Fonte: Canva

Festas de fim de ano e outras comemorações são sinônimos de muitos fogos de artifício. Enquanto para alguns esta é uma forma de celebração, para os cães pode ser um momento aterrorizante. Mas você sabe como acalmar o cachorro com medo de fogos e lidar com essa situação?

Neste artigo, vamos explicar os motivos pelos quais isso acontece, os sintomas de ansiedade e do medo e como você pode ajudar seu amigo de quatro patas quando os fogos começarem. Então aproveite a leitura!

 

+Veja também Cachorro medroso: Informações sobre o assunto!

 

Porque cães sentem medo de fogos

Cachorro com medo de fogos

Fonte: Canva

Antes de mais nada, precisamos entender o que deixa um cachorro com medo de fogos. De maneira geral, o medo é uma resposta natural a estímulos altos e imprevisíveis. O barulho extremamente alto e os clarões repentinos causados pelos fogos podem ser perturbadores para os cães, que têm uma audição mais aguçada.

Além disso, alguns cachorros podem ter uma predisposição genética para a aversão ao ruído. Outra possibilidade são as experiências e a socialização do animal que também influenciam no desenvolvimento da sensibilidade ao ruído.

É por isso que alguns cachorros podem reagir de maneira mais extrema, com muito estresse e ansiedade, enquanto outros parecem não se incomodar tanto.

Sintomas da ansiedade e medo em cães

Cada animal reage de uma maneira diferente ao barulho dos fogos de artifício, mas existem alguns sintomas comuns de ansiedade e medo que você pode observar:

  • inquietação;
  • tremores;
  • respiração rápida e ofegante;
  • estado de alerta de repente;
  • achatar as orelhas;
  • vocalização excessiva (latidos, choramingos etc)
  • busca se esconder;
  • perda de apetite.

Cachorro com medo de fogos: Impacto na saúde física e mental dos cães

Cachorro chateado

Fonte: Canva

Além de causar medo e ansiedade, os fogos de artifício podem ter um impacto negativo, afetando a saúde física e mental dos cães a longo prazo.

O estresse prolongado pode causar problemas de saúde, como problemas cardíacos, imunidade comprometida e hipertensão.

Outro fator preocupante é que os cães que passam repetidamente por situações de alto estresse podem desenvolver transtornos de ansiedade crônica. Para os animais que já são idosos, com alta sensibilidade e com outros problemas de saúde há também o risco de morte. Então eles precisam de cuidados redobrados.

Como acostumar os cães com o barulho dos fogos

Cachorros curiosos com barulho

Fonte: Canva

Sabemos que nem sempre é possível contar com o bom senso das pessoas para evitarem os fogos. Então, você pode fazer algumas ações para evitar deixar seu cachorro com medo de fogos. Confira algumas recomendações para acostumar os bichinhos com os barulhos indesejados:

Comece com um som baixo

Use vídeos ou áudios dos fogos de artifício em um volume baixo e observe a reação do animal. Quando ele permanecer tranquilo, elogie e dê petiscos.

Aumente o volume aos poucos

À medida que ele vai se acostumando, aumente o som;

Associe os sons a algo positivo

É importante oferecer recompensas como brinquedos ou petiscos para que o cão associe a um momento bom;

Crie um ambiente seguro para cachorros com medo de fogos

Prepare um lugar seguro e confortável para o cão, pode ser uma casinha, sua coberta ou brinquedo favorito.

Como criar um ambiente em que o cão se sinta seguro em casa

Cão se sentindo seguro

Fonte: Canva

E por falar em ambiente, este é um fator muito importante ao acalmar um cachorro com medo de fogos. Quanto mais o cãozinho se sentir seguro durante os episódios de fogos de artifício, menor será o impacto negativo.

Para isso, você pode fazer algumas ações simples, incluindo:

  • Feche as portas e janelas: isso ajuda a abafar os sons e os clarões de luz;
  • Deixe a TV ou música ligada: isso pode desviar a atenção e mascarar os sons dos fogos, funcionando como um ruído branco;
  • Não deixe o pet sozinho: a companhia do dono pode ser o melhor calmante em um momento de tensão como este. Portanto, esteja próximo do animal se for possível e evite deixá-lo sozinho em algum cômodo da casa;
  • Passeie antes com o pet: isso vai fazer com que ele gaste mais energia, ficando mais cansado e sonolento no momento dos fogos.

Cachorro com medo de fogos: O que fazer na hora

Como acalmar cachorro com medo de fogos

Fonte: Canva

Mesmo com todas essas recomendações para que seu bichinho de estimação se acostume com o barulho, nem sempre é possível se antecipar. Por isso, é importante saber como agir para acalmar o cachorro com medo de fogos no momento que isso acontece.

Então confira algumas dicas com o que fazer na hora:

  1. Fique próximo do animal: sua presença pode ser reconfortante e transmitir segurança para ele;
  2. Não o force a sair do seu esconderijo: se o cão se escondeu em algum lugar, não tire-o à força do local. Respeite esse espaço e deixe-o lá até que ele se sinta seguro;
  3. Evite punições: não repreenda o animal por sua reação ao medo. Isso só vai aumentar sua ansiedade e pode criar traumas;
  4. Ofereça carinho e conforto: acolha e converse com uma voz suave para acalmar o pet;
  5. Mantenha a calma: seja um exemplo de tranquilidade para o seu cão. Se você se estressar, isso pode aumentar a ansiedade dele.

Produtos para cachorros com medo de fogos

Óleo Essencial

Fonte: Canva

Além de todas as técnicas que citamos acima, existem alguns produtos que podem ajudar a acalmar cachorro com medo de fogos. Eles podem ser necessários de acordo com a situação e a intensidade da reação do pet.

Óleos essenciais calmantes

Algumas fragrâncias de óleos essenciais, como lavanda e camomila, possuem propriedades calmantes que podem ajudar a tranquilizar seu cão. Você pode deixar um pano com algumas gotas próximo do pet ou usar um difusor próprio para óleos essenciais. Esta é uma alternativa natural e que pode ser bastante eficaz.

Cachorro com medo de fogos – Colete anti estresse

Sabe aquela sensação de aconchego capaz de acalmar qualquer um? Esta é a ideia do colete anti estresse. Ele pressiona levemente o corpo do cachorro, criando uma sensação de abraço, proteção e acalmando o cachorro com medo de fogos de artifício.

 

+Veja também Thundershirt: Colete que auxilia contra a ansiedade do seu pet!

 

Medicação prescrita

Em casos mais graves de ansiedade e estresse, o veterinário pode prescrever o uso de medicamentos para acalmar o cachorro durante a queima de fogos ou outros barulhos incômodos.

É importante destacar que o medo, ansiedade e estresse causados pelos fogos de artifício devem ser levados a sério. Se as ações de prevenção não forem suficientes, não deixe de procurar um médico veterinário.

O profissional irá examinar o animal para descartar ou diagnosticar quaisquer condições médicas que possam causar ou piorar o medo do seu animal de estimação.

 

 

Lidar com um cachorro com medo de fogos de artifício pode ser desafiador, mas com paciência, compreensão e as estratégias certas, você pode ajudar seu pet a enfrentar esses momentos estressantes.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe para ajudar outros tutores de pets!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.