Contato

Cão de Guarda – 12 Melhores Raças Indicadas e Dicas Extras!

Fonte: Canva

Está pensando em ter um cão de guarda? Além de fofos e companheiros, os cães são ótimos protetores e, por isso, se tornam verdadeiros guardiões dos seus protetores.

Mas é importante saber que nem todas as raças são compatíveis para a atividade. Então se você está procurando um peludo de quatro patas que ajude a vigiar, defender e atacar se necessário, é importante escolher uma raça adequada. Continue a leitura para descobrir quais são as melhores raças indicadas para cães de guarda.

Qual é o melhor Cão de Guarda

Cão de Guarda

Fonte: Canva

Os cães de guarda são conhecidos pela lealdade, coragem e capacidade para proteger a casa e a família. Eles são treinados para alertar os tutores em casos de invasões, por exemplo, e agir para manter a segurança.

Apesar da raça ser importante, não é o único fator decisivo na melhor escolha para cão de guarda. Essa escolha depende de alguns fatores, como tamanho, temperamento, nível de treinamento e o ambiente da casa.

Algumas características importantes em um cão de guarda são:

  • Obediência com o dono;
  • Latido forte para se impor em situações de ameaça;
  • Capacidade de reação a agressões com agilidade;
  • Postura intimidadora;
  • Força física;
  • Agilidade e alta resistência física;
  • Audição aguçada.

Melhores Raças para Cão de Guarda

Confira agora quais são as raças mais indicadas para cão de guarda:

1. Dobermann

Dobermann - Cães de Guarda

Fonte: Canva

Uma das melhores raças para cão de guarda é considerada a quinta raça canina mais inteligente do mundo. O Dobermann tem um corpo elegante, é forte, rápido e destemido. Tanto que esta é considerada a quinta raça canina mais inteligente do mundo. Além disso, eles são leais na proteção dos seus tutores e estão sempre em alerta.

Quem tem um Dobermann como cão de guarda precisa se preparar para longas caminhadas, corridas e brincadeiras pois eles são cheios de energia.

2. Pastor Alemão – Cão de Guarda

Pastor Alemão - Cão de Guarda

Fonte: Canva

Bastante conhecido como “cão policial”, o Pastor Alemão também é uma boa raça para cães de guarda. Eles têm um temperamento equilibrado, ou seja, por mais que sejam protetores, não atacam sem motivo.

Uma boa característica da raça é a lealdade. Facilmente, um Pastor Alemão cria um vínculo com o seu tutor, o que o torna obediente e super protetor.

3. Rottweiler

Rottweiler

Fonte: Canva

Se você conhece alguém que tem um Rottweiler, é provável que já tenha visto como o cão é gentil com o seu dono. Por outro lado, a raça pode ser bastante intimidadora quando se trata de estranhos.

O Rottweiler é robusto, forte e extremamente inteligente. Por isso, tem facilidade em aprender os comandos de adestramento.

Para garantir que ele se comporte em situações que não oferecem risco, é essencial fazer uma socialização com outros animais e aulas de treinamento.

4. Fila – Cão de Guarda

Fila - Cão de Guarda

Fonte: Canva

Originário do Brasil, o Fila é conhecido pela coragem e habilidades de guarda. Eles são bastante territorialistas e tendem a proteger o seu espaço com um forte instinto de vigilância. Os cães da raça Fila são leais aos seus donos e podem ser gentis e carinhosos com a família.

5. Pitbull

Pitbull

Fonte: Canva

Apesar da má reputação, o Pitbull é uma boa raça para cão de guarda quando recebe treinamento e socialização adequados. Os animais da raça são atléticos, fortes, corajosos, têm um forte senso de proteção e são bastante leais aos tutores.

6. Boxer – Cão de Guarda

Boxer - Cão de Guarda

Fonte: Canva

Boxer é uma raça de tamanho médio e por serem musculosos e de porte atlético podem parecem intimidadores. Porém, na verdade não são agressivos. Eles são animais afetuosos, brincalhões e se dão muito bem com crianças, o que é ideal para famílias com filhos pequenos.

Com o treinamento certo, o boxer orna-se um ótimo cão de guarda.

7. Dogue Alemão

Dogue Alemão

Fonte: Canva

Apesar do seu tamanho impressionante, o Dogue Alemão não é agressivo. Pelo contrário, eles são gentis com seus tutores e convivem bem com crianças e outros animais.

Mas eles são excelentes cães de guarda naturais por causa da sua presença imponente e instinto protetor.

8. Bull Terrier

Bull Terrier

Fonte: Canva

Nem todo mundo tem espaço suficiente para um animal grande em casa, mas isso não significa que não é possível ter um cão de guarda. O Bull Terrier é mais compacto, conhecido pelo focinho característico da raça.

Ele tem um forte instinto territorial, é musculoso e corajoso quando precisa. Mas a raça também é bastante brincalhona e cheia de energia. Então prepare-se para longas caminhadas e períodos de brincadeira.

9. Dogo Argentino

Dogo Argentino

Fonte: Canva

O Dogo Argentino é uma raça criada especialmente para caçar animais de grande porte, como javalis. Por isso, ele tem características de rapidez, excelente faro, força e age silenciosamente com uma mordida extremamente forte.

Eles são leais e protetores, mas também precisam de socialização e bastante treinamento adequado e com responsabilidade.

10. Cane Corso

Cane Corso

Fonte: Canva

Cane Corso, traduzido do latim, significa “cão guarda-costa” e ele foi criado justamente para se dedicar à sua família. A raça é enorme e intimida logo de cara pelo seu porte e latido forte.

Ele pode ser agressivo com estranhos e é essencial que passe por treinamento intensivo para se tornar um cão de guarda confiável.

11. Bullmastiff

Bullmastiff

Fonte: Canva

O Bullmastiff é aquele cão que adora estar na companhia de pessoas, mas que também cumpre bem a função de proteger a casa quando está só. Ele é fruto do cruzamento entre Bulldogs e Mastiffs, resultando em uma raça gigante e musculosa.

Algumas características interessantes é que o Bullmastiff é um cão mais ativo à noite, consegue caminhar no escuro sem fazer barulho, além de ter um ótimo faro e audição.

12. Akita

Akita

Fonte: Canva

De origem japonesa, o Akita é conhecido por lá como um símbolo de boa saúde e vida longa. A raça é bastante sociável e brincalhona. Normalmente, latem apenas quando tem um bom motivo.

Eles podem ser agressivos com outros cães e precisam ser socializados desde cedo para interagir com outros animais e também com as pessoas.

Cuidados necessários com Cães de Guarda

Confira alguns dos cuidados indispensáveis com o seu guarda de quatro patas:

  • Dieta nutritiva: garanta que o seu companheiro tenha uma dieta balanceada e de alta qualidade para atender as necessidades específicas da raça;
  • Exercício diário: isso mantém o cão saudável e diminui o tédio ao longo do dia;
  • Socialização: é importante sair um pouco de casa e expor o cão em ambientes diferentes, com pessoas e animais desde filhote. Isso ajuda a evitar a agressividade sem motivo e expõe o cão a diferentes situações.

 

+Veja também Cachorro Sente Frio? Cuidados importantes com seu pet nesta época!

 

Dicas de como educar um Cão de Guarda

O preparo de um cão de guarda deve começar desde cedo. Quanto antes, mais obediente e eficiente o cão será para protegê-lo. Aqui vão algumas dicas básicas, mas que são essenciais:

  • Ensine os comandos de obediência: o primeiro passo é ensinar os comandos básicos. O cão deve sentar, deixar e vir até você sempre que for chamado. Para isso, utilize o reforço positivo com elogios e recompensas para incentivar o comportamento desejado.
  • Faça seu cachorro latir em situações de perigo: sempre que um estranho se aproximar, mostre que o cão precisa latir.
  • Ensine como te defender: é importante que o cão aprenda a intimidar um estranho em caso de perigo. Para isso, faça uma simulação e treine com os comandos certos.
  • Ensine como recuar: esta é uma das partes mais importantes ao treinar um cão de guarda. Ele deve saber te proteger, mas deve estar disposto a deixar a pessoa em paz quando receber o comando.

Percebe como “obediência” é a palavra-chave quando o assunto é educar um cão de guarda? Por isso, o treinamento deve começar cedo e é recomendável contar com ajuda profissional.

Cães de guarda são ótimos companheiros e protetores leais quando treinados adequadamente. Seja qual for a raça que você escolher, o vínculo entre vocês é fundamental para construir uma relação de confiança e respeito.

 

Gostou do artigo? Então envie para algum amigo que queira ter um cão de guarda!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.