Contato

Pastor alemão: Entenda porque essa raça é conhecida como protetora!

Pastor alemão

Quem nunca viu um Pastor Alemão nos filmes policiais? Não há uma pessoa que não se assuste ao se deparar com algum cachorro dessa raça, com exceção do próprio dono do pet.

Com orelhas atentas, pescoço e peitoral fortes e musculosos, esse animal pode ser muito mais fiel, dócil e brincalhão do que muitas pessoas imaginam. Apesar disso, seu instinto protetor que o faz ser temido.

Se você anseia por ter um Pastor Alemão ao seu lado, saiba que essa é uma ótima escolha. Isso porque, além de ser um bom cão de guarda, pode exercer diversas outras funções. Portanto é fundamental conhecer mais informações sobre essa raça e aprender algumas curiosidades sobre esse cão.

Condições físicas da raça

Cachorro em pé na grama

Fonte: Amino apps

O nome Pastor Alemão não é uma simples invenção do acaso, mas sim da própria origem desse animal. Disseminado da Alemanha aos demais países, esse cachorro é a mistura dos cães pastores que possuíam as melhores características.

O primeiro cão da raça foi Horand von Grafrath, anteriormente chamado de Hektor, pertenceu ao ex-capitão da cavalaria da Alemanha, Max von Stephanitz, ex-membro da Phylax Society, fundada no final do século XIX. Grupo de pastores que desejavam a padronização dos cachorros voltados ao pastoreio.

Após o fim da Phylax Society, Stephanitz fundou o clube do pastor alemão, se reunindo a outros demais pastores que ainda ansiavam pela padronização das raças. Tendo Horand como reprodutor e modelo.

  • Origem: Alemanha;
  • Família: cão de pastoreio e boieiro;
  • Pelagem: lisa, rente ao corpo e de tamanho médio. Com coloração variada da capa preta com marrom avermelhado, cinza, amarelo ou cinza claro. Além de branco e preto;
  • Altura: os machos possuem estatura que varia de 60cm a 65cm. Enquanto, as fêmeas, de 55cm a 60cm;
  • Peso: da mesma forma que a altura, o peso é diferenciado entre os gêneros. Sendo assim, aos machos é comum de 30kg a 40kg, enquanto, às fêmeas, 22kg a 32kg;
  • Expectativa de vida: em média, 14 anos.

Embora sua pelagem pareça curta, devido ser próxima ao corpo do animal, os cães da raça Pastor Alemão soltam muito pelo durante todo o ano. De modo que quem se tornar dono desse tipo de pet deverá tomar alguns cuidados específicos.

Tipos de Pastor Alemão

Cachorros sentados

Fonte: Vida animal

Os Pastores Alemães podem ser classificados de acordo com sua coloração. Sendo assim, há três tipos: capa preta, branco e preto.

  • Pastor Alemão de capa preta: o mais conhecido dentre os três. Tem esse nome devido possuir pelagem preta cobrindo suas costas. Não bastando apenas a capa, há muitos com o que chamamos de máscara preta, ou seja, pelagem preta na região dos olhos;
  • Pastor Alemão branco: é o tipo de cão coberto completamente com pelos brancos. Esse tipo não é muito comum, não sendo considerado natural, segundo órgãos que definem as características dos animais, como o American Kennel Club;
  • Pastor Alemão preto: cachorro com pelagem totalmente preta. Embora não seja tão comum, assim como o branco, é aceito pelas instituições de definição de características animal.

Além disso, a raça de Pastor Alemão pode ser categorizada de acordo com as características do pelo. De acordo com essa definição há dois tipos: de camada dupla e pelo externo longo e duro.

Personalidade: Obediência e inteligência

Cachorro com a lingua para fora

Fonte: Raças de cachorro

Com uma aparência de assustar qualquer um que tente se meter com ele, o Pastor Alemão é um cão muito mais tranquilo e equilibrado do que muitas pessoas possam imaginar. O único problema é que essa raça costuma ser muito desconfiada, por causa do seu instinto protetor, atento e fiel.

Se você for dono de um cachorro dessa raça, saiba que é uma pessoa de sorte. Visto que terá um grande companheiro ao seu lado. Pode acontecer do animal não ser apegado a todos da família, mas isso acontece porque costuma escolher a quem seguir.

Sendo esse um pet cuidadoso e atento às pessoas desconhecidas, há tutores que se incomodam quando o assunto é receber visitas ou mesmo contato de crianças com essa raça. No entanto basta adestrar seu bicho de estimação corretamente. Dessa forma, ele será agradável com as visitas e protetor com a criança.

Uma informação importante aos indivíduos que desejam filhote de Pastor Alemão, embora sejam conhecidos pela obediência, inteligência e equilíbrio, quando pequeninos podem ser destruidores de móveis. Isso porque possuem muita energia para gastar, sendo preciso a realização de atividades físicas regularmente.

Saúde e cuidados

Cachorro adulto e filhote

Fonte: Lesitedumondeanimal.e-monsite.com

O Pastor Alemão pode ser considerado extremamente saudável. Entretanto, assim como outros cães, pode ser acometido por algumas doenças. Sendo as mais comuns: displasia coxofemural (problema no encaixe das articulações do quadril), displasia também do cotovelo ao ombro, doenças cardíacas e dermatites.

 

+Veja também Doenças cardíacas em cães: Sintomas e tratamentos!

 

Portanto é fundamental levar seu animal de estimação ao médico veterinário a partir dos dois meses de vida, independentemente da raça. A princípio, será necessário para a tomada das primeiras vacinas, indicação do remédio antipulga e anti carrapato, além da vermifugação.

Outras recomendações são:

  • Adestramento ainda quando filhote. Pois é nessa fase que o comportamento do seu animal vai se formando. Porém não se preocupe sobre a dificuldade dessa tarefa, porque os Pastores Alemães são bem inteligentes e obedientes;
  • Escovação dos pelos do seu animal todos os dias ou pelo menos duas vezes por semana. Não esqueça também de limpar sua casa;
  • Banhos frequentes, de modo a manter a limpeza do pet e evitar dermatites;
  • Exercite o seu Pastor todos os dias, pois caso não o faça, ele fará por conta, podendo gerar algumas bagunçinhas para o dono limpar;
  • Consultas veterinárias anuais ou sempre que notar alguma mudança comportamental ou fisiológica.

Tomando todos esses cuidados, temos certeza de que seu Pastor Alemão irá seguir você. Além de ser protetor e fiel.

Curiosidades do Pastor Alemão

Pastor alemão sentado

Fonte: Clube para cachorros

As informações desse animal de estimação não param por aqui. Você já sabe o motivo do Pastor ser um cão policial? Se você disser que é só por causa do seu temperamento, está incorreto. Há mais por trás disso, então continue lendo e aprendendo mais sobre a raça.

História

A história da origem dessa raça você já conhece, mas não sabe como foram utilizados durante a Primeira Guerra Mundial.

Não mais simples pastores, os cachorros da raça Pastor Alemão passaram a auxiliar soldados com a condução de alimentos e outros suprimentos. Além disso, nessa mesma época, os Pastores Alemães foram renomeados em alguns países. Passando a ser conhecidos por: Cão Pastor ou Lobo da Alsácia.

Isso porque alguns países não queriam algo que remetesse à Alemanha.

Nível de inteligência

Os cães dessa raça são tão inteligentes a ponto de serem colocados em terceiro lugar no ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, definido pelo doutor Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães.

Não pense então que esse número se trata apenas de um dado teórico, pois é possível observar mesmo na prática. Já que o Pastor Alemão necessita de apenas cinco repetições para aprender um comando.

Porque é a raça escolhida para se tornar cães polícias ou do exército

Se você anseia por um cão de guarda, então por que não um Pastor Alemão? Esse cachorro é utilizado até mesmo pela polícia e exército, devido à sua fidelidade, atenção, proteção, inteligência, além de não recuar diante do perigo.

Mas há também um outro fator que o faz ser a melhor escolha como cão policial. O seu olfato. Esse que funciona como um bom rastreador, principalmente quando treinado. Tendo quase 100% de eficácia durante as buscas.

Pastor Alemão nas telas do cinema

Em quantos filmes de ação, principalmente policiais, você já viu um Pastor Alemão? Em pelo menos um é certeza.

Apesar disso, não são todos que se tornaram tão famosos quanto Rin-Tin-Tin. Cão adotado por um ex-soldado dos Estados Unidos, Cabo Lee Duncan. Esse que lhe ensinou truques, como saltar de grandes alturas. O que ajudou esse pet a se tornar ator e salvar a Warner Brothers da falência.

Não há quem diga que não vale a pena ter um Pastor Alemão, isso porque será o seu amigo mais fiel e companheiro.

 

Sendo capaz até mesmo de arriscar a própria vida pelo dono. Portanto se você deseja ter um animal, que tal pensar sobre o Pastor Alemão ou mesmo indicar a algum amigo?

Embora seja assustador, por meio desse artigo, esperamos que você tenha entendido que assim como qualquer outro cão esse também tem muito amor a oferecer.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.