Contato

Rottweiler: A importância do adestramento para essa raça!

Rottweiler

Sabemos que há muitas pessoas que, quando escutam que alguém deseja ter um Rottweiler, já se arrepiam e não compreendem o porquê dessa escolha. No entanto, apesar da cara de mau e corpo musculoso, essa raça tem muito carinho e amor para distribuir.

Dessa forma, a famosa expressão “não julgue o livro pela capa” é ideal aos cães dessa raça. Porém devemos admitir que o preconceito sobre esses pets é muito comum devido muitos serem utilizados como cães de guarda.

A partir de então, você entenderá por que é importante adestrar o cão da raça Rottweiler, de acordo com o que espera do seu animal de estimação. Entendendo mais sobre esse cachorro, você será capaz de cuidar corretamente e ter um ótimo parceiro de quatro patas.

Características físicas da raça Rottweiler

Cachorro rottweiler

Fonte: Portal melhores amigos

Não há documentos que indiquem certamente a origem dos cães da raça Rottweiler, mas acredita-se que seus ancestrais vieram de Roma. Cachorros conhecidos por Molossus serviam como guardas e pastores de rebanhos.

Entretanto seu local de origem não é Roma, pois os Molossus acompanharam a legião romana até a Alemanha. Onde cruzaram com outros cães alemães, ocasionando o surgimento de uma nova raça.

  • Origem: Alemanha;
  • Grupo: de acordo com a Federação Cinológica Internacional, é um cão de tipo pinscher e schnauzer, molossoide, cão montanhês e boiadeiro suíço;
  • Pelagem: comprimento médio e subpelos, densos e com coloração invariável, sendo sua marca de reconhecimento da raça. Preto com manchas avermelhado, castanho avermelhado ou bronze em alguns locais do corpo, de acordo com o American Kennel Club;
  • Altura: varia de acordo com o gênero. Sendo de 56cm a 63cm, às fêmeas, e 61cm a 69cm, aos machos;
  • Peso: assim como a altura, é diferenciado de acordo com o gênero. De modo que as fêmeas pesam de 35kg a 48kg, e os machos, 50kg a 60kg;
  • Expectativa de vida: em média, de 8 a 10 anos.

Essa raça é considerada cão boiadeiro, pois mesmo após seu nascimento na Alemanha ainda era utilizado como guarda e pastor de rebanho. Além de auxiliar na proteção do dono e carregamento de pequenas carroças com leite e carne.

Houve, porém, um problema gerado com a chegada das ferrovias. Visto que cães boiadeiros foram proibidos, de forma que quase provocou a extinção da raça. Contudo isso foi revertido, na cidade de Rottweil, com o cruzamento da última fêmea pura com outros cães similares, promovido por indivíduos que admiravam a raça.

Personalidade: Inteligência, obediência e socialização

Cachorros no gramado

Fonte: Dog hero

O Rottweiler é um cachorro muito ativo, protetor e apegado ao seu dono e sua família. O que explica seu instinto territorialista, corajoso e leal.

Isso não quer dizer que a qualquer desconhecido o seu pet irá pular em cima e atacar. Basta iniciar o processo de socialização desde filhote. Já que são inteligentes e fortes mesmo durante essa fase. Portanto o acostume com crianças, outros animais e visitas.

Devido à sua inteligência, também, é classificado como o 9º cão mais inteligente do mundo, de acordo com as pesquisas do doutor Stanley Coren.

Essas características já dizem muito sobre seu comportamento obediente, sociável, brincalhão e carinhoso, desde que seja bem tratado e ensinado.

Cuidados específicos da raça Rottweiler

Cachorro sentado

Fonte: Petgusto.com

Sendo um animal extremamente enérgico, um dos primeiros cuidados que você deve ter em mente é a atividade física diária. Logo é importante saber que precisa dispor de tempo e ânimo a esse cão.

 

+Veja também Atividades físicas para cachorros: Informações sobre o assunto!

 

Além disso, tenha em mente que, apesar do Rottweiler aparentar ser totalmente saudável, pode ser acometido, principalmente, por dois problemas de saúde: infecção no sistema gastro intestinal e displasia coxofemoral (má formação na articulação do quadril).

Por isso e por qualquer outra doença, recomendamos que leve o seu animal ao médico veterinário sempre que apresentar sinais de alteração comportamental ou fisiológica. Há também a necessidade de vacinações e vermifugações anuais.

Indo uma vez ao ano à clínica veterinária com o seu pet, você será capaz de prevenir e tratar previamente alguma doença.

Outras sugestões que você deve seguir são:

  • Escovação dos pelos diariamente e limpeza da casa, já que esse cachorro solta bastante pelo, durante todo ano;
  • Banhos uma vez por mês;
  • Alimentação equilibrada, já que os Rottweilers podem engordar facilmente. Portanto, juntamente aos exercícios físicos de 40 minutos, de manhã e a noite, defina a quantidade de ração diária.

 

+Veja também Reação de vacina em cães: Saiba como identificar o problema!

 

Importância do adestramento

Cão correndo

Fonte: Team Golden stars

Como tutor da raça Rottweiler, você deve começar o adestramento desde filhote. Isso porque o comportamento carinhoso, dócil, brincalhão e amoroso dependerá exclusivamente do seu treinamento e cuidado.

Caso não seja bem adestrado, não garantimos que seus móveis estarão a salvo e seu bicho de estimação não será feroz e bravo. Porém esse não é o maior problema da falta de treinamento desse animal.

O grande agravante da falta de adestramento da raça é o fato de ser perigosa, com corpo musculoso e mandíbula forte. Podendo causar um estrago a quem ele não gostar.

Portanto comece os ensinamentos assim que possível e mostre quais são as suas regras.

Curiosidades da raça Rottweiler

Cão da raça rottweiler

Fonte: Pet love

Algumas curiosidades sobre a raça você pode conhecer aqui, até porque o Rottweiler não é pouca coisa.

  • É o 29º cachorro mais adorado pelos brasileiros. Além disso, esse favoritismo há também na Europa e nos Estados Unidos. Tendo como grande fã o Will Smith, ator que possui cinco cães da mesma raça;
  • Ao passear com o cão Rottweiler será necessário o uso de coleiras e, talvez, até mesmo focinheiras. Pois, embora sejam sociáveis com pessoas, podem não aceitar outros animais.

 

Ter um Rottweiler ao seu lado irá garantir proteção, amor e parceria durante toda a vida do animal. Portanto compartilhe esse artigo aos seus amigos e familiares que não compreendem a sua escolha. E os ensine a amar essa raça tanto quanto você ama.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.