Contato

Berne em Cachorro – Guia rápido de como tratar e o que fazer

Fonte: Canva

Quem tem cachorro sabe bem que uma das coisas mais importantes é garantir a segurança e a saúde do bichinho. E saber sobre a prevenção e tratamento de diferentes doenças, é algo fundamental para um tutor.

No caso da Berne em cachorro, uma doença que pode levar a muito incômodo para o pet, existem formas de prevenção que podem evitar que o seu cão desenvolva o quadro.

É exatamente sobre isso que falaremos a seguir:

O que é berne?

Berne em cachorro

Fonte: Sinapse

É uma doença que se desenvolve a partir da larva da mosca-varejeira, que também é conhecida como berneira. Quando ela coloca seus ovos em moscas comuns, a transmissão acaba ocorrendo em diferentes tipos de animais.

É após 7 dias que esses ovos vão se transformar em larvas, e em no máximo 40 dias essa larva vai cair da pele do cachorro, se transformar em pulga e a partir daí, evoluir a contaminação.

Berne é transmissível para Seres Humanos?

A transmissão não acontece de um animal para o outro, como dissemos, a transmissão acontece através da mosca. Vale ressaltar, que essa mosca pode transmitir tanto para os animais, como para as pessoas.

 

+ Veja também Convulsão em cachorro – O que causa, como ajudar e raças mais afetadas

 

Como prevenir a berne em cachorro?

Mosca Varejeira

Fonte: Minuto Saudável

É importante saber como tratar, mas entender as formas de prevenção pode ajudar seu animal a não ser infectado. Essa é uma doença que não é tão incomum, mas alguns animais são mais suscetíveis a contrair, como é o caso dos que sofrem de problemas crônicos de pele e alteração de mobilidade.

A melhor forma de evitar a berne em cachorro e garantir a higiene adequada do seu animal. Principalmente se considerarmos que a grande responsável pela transmissão é a mosca. Por isso, procure sempre:

  • Manter o ambiente que o cachorro fica sempre limpo, evite acumulo de fezes e lixo, já que são atrativos de moscas;
  • Use coleiras ou sprays antimoscas em seu pet. Esses produtos reduzem o risco dos insetos terem contato com a pele do animal;
  • Se atente ao surgimento de feridas na pele do cachorro.

 

+ Veja também Como tirar mau hálito de cachorro: Dicas, causas e muito mais!

 

Berne em Cachorro – Sintomas

Sintomas da berne

Fonte: Pet Caramelo

Quando você aprende a identificar os primeiros sintomas do quadro, você pode evitar que as larvas consigam invadir e atacar o tecido saudável do seu cão, o que vai acabar gerando feridas abertas.

A berne em cachorro pode causar grande incomodo, com dores e muito desconforto no animal. Quando esses machucados não são tratados da maneira certa, eles podem acabar infeccionado, gerando abscessos, hemorragias, toxemias e até levar a amputações.

Fique em alerta se o seu pet apresentar os seguintes sintomas:

  • Machucados na pele com cheiro forte;
  • Inchaço na região do machucado;
  • Coceira e lambedura frequente na área do machucado;
  • Claudicação;
  • Dor na região;
  • Redução no apetite;
  • Perda repentina de peso.

Como tratar a berne?

O primeiro passo é procurar um médico veterinário de sua confiança ao primeiro sintoma. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil e rápido será o tratamento.

 

+ Veja também Sintomas da doença do carrapato: Tratamento, dicas e cuidados!

 

Como tirar berne de cachorro?

Tamanho de uma berne

Fonte: HypeScience

É bem provável que o veterinário indique um exame clinico para constatar se realmente se trata de um caso de berne. Ao identificar o quadro, o médico veterinário removerá as larvas com auxílio de uma pinça.

Normalmente esse processo é realizado com o cachorro sedado. Com esse trabalho concluído, ele realizará a limpeza das feridas e remoção da pele necrosada.

Com esse processo realizado, o veterinário irá indicar o remédio para berne em cachorro que você deverá aplicar no animal em casa. O mais comum é a indicação de antibióticos sistêmicos ou um larvicida.

 

+ Veja também Vitamina para cachorro: Conheça os tipos e motivos para o uso!

 

Remédio caseiro para berne em cachorro

Óleo de Alfazema

Fonte: Canva

Se você é daquelas pessoas que não querem esperar, e buscam uma forma complementar de tratamento, existem algumas formas naturais de espantar as moscas e assim reduzir as chances de contaminação.

Experimente pingar 30 gotas de óleo essencial de alfazema, eucalipto ou cedro em algum tipo de difusor. Caso você não tenha um, pingue tigelas de água quente para que o aroma se espalhe pela casa.

Você também pode experimentar espalhar tigelas com cascas de laranja e limão, com cravos da índia secos. Isso ajuda a manter os insetos bem longe da sua casa.

 

 

E aí, você já conhecia algumas dessas formas de tratamento e prevenção da berne em cachorros?!

Não saia sem antes conhecer nosso trabalho e compartilhe com todos os amigos e familiares! Até a próxima.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.