Contato

Prednisolona para cachorros e gatos: Tudo que você precisa saber

Fonte: Canva

A Prednisolona para cachorros e gatos é um medicamento que vem sendo comumente usado por médicos veterinários para o tratamento de diversas doenças. É um medicamento usado também por humanos.

Por conta disso, muitos têm dúvidas sobre para o que serve esse medicamento, se tem o mesmo efeito que em humanos, qual a dosagem, contraindicações, entre outros pontos importantes sobre esse tema.

Nesse texto, trouxemos um artigo completo com as principais informações sobre esse medicamento. Continue a leitura, e saiba mais!

 

+ Veja também Dermatite canina: Sintomas, causas, tratamentos e dicas!

 

O que é a Prednisolona ou Prednisona?

Cachorros e Gatos Juntos

Fonte: Canva

A Prednisolona é um anti-inflamatório original desenvolvido para ser usado em humanos para tratar alergias, artroplastias, inflamações, infecções e dermatites.

Entretanto, com o tempo, além de perceber as ações do medicamento em humanos, também foi visto resultados positivos (quando corretamente administrado) em animais como cães e gatos.

Prednisolona para cachorros e gatos: Para o que serve?

Veterinária com remédios na mão

Fonte: Canva

Como dito, a Prednisolona é um medicamento anti-inflamatório. Então, mesmo em cães (e gatos) o medicamento é usado para lidar com problemas como: alergias, artroplastias, inflamações, infecções e dermatites.

Além disso, também é bastante usado no pós-operatório.

Sua administração pode acontecer em diversas formas, encontrando versões:

  • Orais;
  • Injetáveis via intramuscular;
  • E até mesmo em versões em forma de colírio.

Importante: A Prednisolona é um princípio ativo. Então, pode ser que você encontre o medicamento com diversos outros nomes comerciais e diferentes concentrações.

Em que casos a Prednisolona para cachorros e gatos é indicada?

Cachorros e gatos juntos em um cobertor

Fonte: Canva

Os medicamentos que contam com a prednisolona como seu principal princípio ativo são comumente usados, por cães ou humanos, para tratar doenças de ordem infecciosa, inflamatória e em processo de recuperação de cirurgias.

Além disso, é efetivo em tratamentos de doenças hematológicas, oftálmicas, autoimunes, dermatológicas, musculares, reumáticas e endócrinas.

Atenção: listamos os casos mais comuns que o medicamento é usado. Entretanto, apenas quem está autorizado a receitar esse medicamento para cães são os médicos veterinários.

Por isso, se o seu cão esteja com algum dos casos acima, você não deve, em hipótese alguma, administrar o uso desse medicamento sem antes passar por um veterinário que faça a indicação.

Isso porque a automedicação poderá trazer bem mais malefícios que benefícios e poderá até mesmo levar o seu animal a morte.

 

+ Veja também Dexametasona para cachorro – O que é, para que serve, efeitos e dicas!

 

Dosagem de Prednisolona para cachorros e gatos

Dosador de remédios

Fonte: Canva

A dosagem da Prednisolona para cachorros e gatos varia muito pelo tamanho, peso e enfermidade que o animal está acometido.

Assim, fica claro mais uma vez que seu uso somente deve ser feito seguindo as orientações de um médico veterinário.

Os tratamentos mais comuns com o composto costumam ser administrados em doses entre 1 mg ou 2 mg em forma de comprimido. O tempo entre uma dosagem e outra costuma variar de 12h e 24h.

O tratamento médico costuma variar entre 3 e 5 dias com seu uso. Portanto, para tratamentos mais longos, a administração mais comum é feita uma vez por dia, após as refeições.

Mas novamente, a dosagem, tempo de uso e a forma que deve ser administrada será definida pelo médico veterinário.

Como dar a Prednisolona para o cachorro e o gato?

Como mostrado, a Prednisolona é encontrada em diversas formas de uso, sendo a mais comum em comprimidos, que podem ser dados diretamente na boca do animal ou diluído na água que ele bebe.

Outras versões podem ser aplicadas através de agulhas e quando seu uso for para tratamento nos olhos em forma de colírio.

Quais os efeitos colaterais do Prednisolona?

Cachorro e Gato Assustados

Fonte: Canva

Assim com qualquer medicamento, a Prednisolona para cachorro tem seus efeitos colaterais, desde os mais comuns até os mais raros.

Podemos destacar: aumento da urina, aumento da ingestão de comida e água (o que resulta no efeito anterior), irritação no sistema digestivo, cansaço, problemas hepáticos, respiração ofegante e até mesmo problemas oculares.

Com isso fica claro que estamos falando de um medicamento e seu uso indiscriminado pode trazer severas consequências ao bem-estar do animal.

Contraindicações da prednisolona para cães

Cachorro e gato manhosos

Fonte: Canva

A Prednisolona conta com corticoides em sua composição, com isso é contraindicada para cães que tenham problemas oculares, como a presença de úlceras na córnea, glaucoma ou ainda tendência para catarata.

Seu uso é contraindicado em casos que o cão tenha:

  • Presença de úlcera gastrointestinal, diabete, insuficiência renal ou hepática (o medicamento é diretamente metabolizado pelo fígado, com isso, cães com problemas hepáticos não podem utilizar);
  • Doenças fúngicas e infecciosas;
  • Cadelas gestantes (pode causar a má formação dos fetos e abortos) e lactantes (podendo alterar o leite).

Dessa forma, cães com vacinas programadas próximas também devem evitar o uso para prednisolona, que pode afetar a ação da vacina.

Dicas Extras

Gato no colo do veterinário

Fonte: Canva

Caso seu cão apresente comportamento diferente ou claramente esteja com algum problema de saúde, você deve levá-lo diretamente ao médico veterinário de sua confiança.

Isso porque, conforme foi dito, ele é o único que poderá receitar o medicamento para o seu cão. Além disso, ele possui o conhecimento para saber o jeito certo de administrar.

Em suma, é importante que você faça visitas constantes e programadas com seu cão, para o veterinário poder fazer um acompanhamento de perto e cuidar da saúde do seu cão.

Então,  outro ponto importante, caso seu cão esteja usando a Prednisolona, é sempre acompanhar como ele está reagindo ao seu uso. Assim, você pode dar um feedback ao veterinário sobre os resultados do uso da Prednisolona para cães.

 

Em suma, se você quer continuar se mantendo informado para te ajudar a manter o bem-estar do seu animal de estimação, continue acompanhando o blog SOS Cãopanheiros.

 

 

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.