Contato

Gato persa: Personalidade, expectativa de vida, curiosidades e mais!

Fonte: Zolina

Gatos da raça persa chamam a atenção da maioria das pessoas. Isso porque, são considerados elegantes, carinhosos e dóceis. Despertando a vontade de muitas pessoas para ter um bichinho desse.

Se você está interessado ou pensa em ter um gato persa, entenda mais sobre a raça, conheça as suas curiosidades e personalidade. Portanto, acompanhe nosso artigo!

Origem e características do gato persa

Gato Branco

Fonte: Segredos do Mundo

Persa é uma raça de gato que teve origem no Irã, antigo Império Persa, no século XVII. O gato persa foi importado para as Américas nos anos de 1800, tornando-se popular nas famílias.

As características mais marcantes desse gato são cabeça arredondada, olhos grandes, focinho curto, rosto achatado, patas curtas e pelo longo.

Considerado sereno, elegante e manso, o persa se adapta em qualquer lugar, inclusive em apartamentos, um animal muito carinhoso, caseiro e apegado aos donos. Ideal para quem prefere animais calmos, não pulam em móveis, são mais silenciosos, muito higiênicos, não mordem e não arranham. Acima de tudo, gostam de brincar, apresentam um bom relacionamento com crianças e são sociáveis com outros animais, porém são reservados com pessoas de fora do convívio e costumam se esconder, não permitindo o contato.

Em suma, outro ponto interessante é o fato de que eles não gostam de grandes quantidades de exercícios, acabam sempre dando preferência para o descanso e atividades com pouco esforço, tudo no tempo deles.

  • Altura: pode variar entre 20 até 25 cm na fase adulta;
  • Peso: pode ir de 3 até 6 kg;
  • Alimentação: normalmente essa raça de gato é acostumada com uma alimentação diferenciada, há a necessidade de um equilíbrio maior na sua ração, dar somente ração seca pode ser um problema enorme para essa raça. Essa é uma saída para evitar possíveis doenças características desse animal e manter a sua saúde mais controlada possível.

Saúde do gato persa

Gato Persa branco com patas cruzadas

Fonte: Patas da Casa

Os gatos persas possuem uma predisposição em desenvolver certas doenças pelas condições de sua raça. Por exemplo:

  • Tricobezoar: também conhecido como bolas de pelo, podendo causar obstruções intestinais pela quantidade de pelo ingerida pelo gato;
  • Doenças respiratórias: são bastante comuns devido a sua fisiologia, com o focinho achatado a entrada de ar é dificultada, podendo também causar problemas odontológicos, geralmente os dentes do persa não são alinhados e isso pode intensificar a quantidade de tártaro nesses animais.
  • Problemas oculares: pode manifestar sequestro da córnea, inversão de cílios para dentro e glaucoma primário.
  • Doenças renais: são frequentes nos felinos em geral, o persa tem uma tendência a formar cistos nos rins, isso pode desencadear uma insuficiência renal.
  • Dermatites: micose, coceira, fungos, infecções e seborreia oleosa são condições que afetam essa raça.
  • Síndrome de Chédiak-Higashi: essa é uma condição em que o animal possui albinismo total ou parcial da pele e dos olhos.

 

+Veja também Lipidose hepática felina: Conheça os sintomas e saiba como tratar!

 

Por isso é importante manter um acompanhamento com um profissional, realizando exames periódicos, visando o bem-estar do animal.

Valor, expectativa de vida e bem-estar da raça

Gato Persa Raça

Fonte: Convite à Saúde

O valor em média a ser pago por um gato persa é de R$ 2.000 a R$ 3.500, mas isso vai depender de alguns fatores, como idade, sexo e cor.

A expectativa de vida do persa é cerca de 10 a 15 anos, isso vai depender dos cuidados que os donos têm com o animal.

É preciso atentar-se a alguns detalhes para o bem-estar do persa. Portanto, veja a baixo!

  • Recomendamos acostumar os animais com banhos desde pequenos, pois ajudará a retirar os pelos mortos.
  • A escovação de pelos tem um papel de extrema importância, não apenas por questões estéticas, mas de saúde, a escovação evita dermatites e bolas de pelo.
  • Cortar unhas também faz parte dos cuidados com a raça, para evitar sujeiras embaixo delas.

Acima de tudo, é comum investir em produtos para higiene e cuidados, a faixa de preço desse tipo de produto pode variar, porém, os mais famosos são os shampoos e sabonetes especiais, que normalmente variam entre 20 até 50 reais.

Curiosidades sobre o gato persa

Gato Fofinho

Fonte: Jornal Bom Dia

Você já deve ter visto um gato persa nas telas do cinema, no filme Garfield, ou em obras de artes, como no “Os Amantes da Minha Esposa” de Carl Kahler, um quadro que possui 42 gatos persas pintados.

Em suma, essa é considerada a segunda raça de gatos a ser totalmente domesticados, isso acontece pelo fato de que outros tipos de gatos são considerados semi-domesticados, que acabam sendo menos apegados ou dependentes de seus donos.

Com o passar do tempo, o persa foi um gato que desenvolveu uma gama de cores diferenciadas, se tornando também um grande chamariz. É possível encontrar persas pretos, brancos, creme, bicolor creme e bicolor preto, por exemplo.

Essa é uma espécie considerada “diferente” dos demais por conta de suas características únicas. Escolher o gato persa como um amigo e companheiro é uma ótima ideia, mas como você viu anteriormente, esse bichinho demanda bastante tempo e atenção, diferentemente de outras espécies de gatos.

 

Portanto, compartilhe esta informação!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.