Contato

Tapete higiênico: Conheça os tipos e saiba como fazer o pet a usar!

Tapete higiênico para cachorro

Quando pensamos em ter um animal de estimação, principalmente cães, muitas vezes optamos por fornecer um pedaço de jornal para que ele faça as necessidades, então por que deveríamos refletir sobre o uso do tapete higiênico?

Os jornais, apesar de terem sido utilizados por muito tempo para essa finalidade, são uma péssima escolha em termos de diminuição do odor e absorção do xixi. Sendo prejudicial a você e ao seu pet, uma vez que pode sujar a pata, causando alergia e contaminando a casa.

Se você acha que não se encaixa nesse perfil, devido possuir um felino, saiba que mesmo os bichanos necessitam desse objeto. Portanto saiba tudo sobre tapete higiênico para cachorros e gatos.

Tipos de tapete higiênico

Cachorro sentado

Fonte: Blog petix

Ao optar por esse utensílio, você deve escolher entre os melhores tapetes e marcas. Visto que, o produto voltado aos cães, é classificado em: descartável e lavável.

A princípio, ao analisar as opções, você provavelmente preferirá adquirir o tapete descartável em consequência da sensação desagradável de lavar a mão ou mesmo na máquina. Para filhotes e pets iniciantes, você está certo.

A praticidade desse tipo de material é explicada pela fita adesiva localizada na parte inferior, de modo a facilitar a fixação do objeto. Além disso, ao dono que está começando a rotina de obter esse, é mais fácil uma vez que só tem a obrigação de jogar fora o tapete, todos os dias.

Referente ao tapete lavável, é a opção mais adequada aos cachorros adultos e habituados, já que é reutilizável. Isso porque, os descartáveis, embora venham em maior quantidade, podem se tornar caros quando lembramos que precisaremos jogar fora todos os dias. Uma vez que seu valor varia de R$20,00 a R$110,00, um pacote com 30 unidades. Outro fator negativo à essa compra é seu impacto ao meio ambiente.

Não bastando ter que escolher entre descartável ou lavável, o tapete higiênico para cães ainda permite que você defina se prefere: mais atrativo ao animal, perfumado ou seguro. Tendo essas preferências como melhores marcas, respectivamente: Pet Fresh, Keldog e Super Secão.

Enquanto isso, aos gatos, você pode fazer a mesma escolha sobre descartável ou reutilizável. Contudo esse tapete não deve ser utilizado para o bichano fazer suas necessidades, mas sim para manter a caixa de areia em cima.

Nesse caso, o produto também auxiliará na higiene da casa. Pois é responsável por armazenar a areia que fica nas patas do felino, ao sair da caixa.

Como usar o Pipi Dog e ensinar seu pet a fazer as necessidades no local correto

Cachorro sentado no tapete higiênico

Fonte: Petz

O Pipi Dog, também conhecido por Xixi Aqui ou Pipi aqui pode, é uma substância capaz de indicar onde o animal deve fazer xixi, tendo em sua composição ureia e amônia. Para tanto, basta pingar 5 gostas no tapete higiênico.

Em contrapartida, outro auxiliador para esse ensinamento é o Stop Dog, composto por elementos desagradáveis ao olfato dos cães. É um repelente pulverizado, duas vezes ao dia, em locais incorretos que você não deseja que seu bicho de estimação marque território.

No entanto, não apenas essas medidas, alguns passos que você pode seguir para o seu gato ou cão aprender a utilizar o tapete e a caixa são:

  1. Deixe o tapete ou a caixa, no mínimo, três metros da caminha e dos potinhos de comida e água, num ambiente privado. Isso porque pode se tornar desagradável ao animal se alimentar próximo às sujeiras. Em alguns casos, os cães podem acabar ingerindo as fezes como forma de limpar o ambiente;
  2. Leve o pet a esses produtos algumas vezes ao dia. Como por exemplo: após as refeições ou mesmo quando tentam fazer as caquinhas em lugares inadequados;
  3. Sempre que fizer as necessidades no local correto, dê carinho e petisco. Demonstrando que foram “bons meninos”;
  4. Por fim, sempre mantenha o sanitário canino e felino limpo, pois o animal não gosta de fazer novamente em superfícies sujas.

Uma informação importante aos donos de cães é a posição do tapete higiênico. Aos filhotes e fêmeas, você pode manter no chão. Porém, aos machos, metade do tapete deve ficar preso numa parede.

Os tapetes higiênicos eliminam odor?

Caso você passe mais tempo no trabalho do que em casa, saiba que embora muitas marcas prometam a diminuição ou mesmo eliminação de odor, não se engane. O ideal sempre será retirar as sujeiras assim que possível.

Entretanto, caso não seja possível, é sempre bom ter em seu carrinho de compras um eliminador de odor. Sendo esse produto encontrado na forma de repelente ou removedor de odores.

O repelente é mais voltado à uma limpeza e remoção do cheiro de xixi ou fezes. Mascarando o odor e, em algumas situações, deixando outro desagradável ao olfato do pet. Enquanto o removedor é capar de eliminar o cheiro, higienizar e perfumar o local.

Dessa forma, garanta um local limpo e agradável ao seu animal de estimação de diversas maneiras possíveis.

Porque alguns cães não se adaptam a esse produto

Cachorro fazendo suas necessidades

Fonte: O amigo pet

Ainda que seja simples aos gatos o uso da caixa de areia, muitos cães não se adaptam aos tapetes higiênicos. Isso pode acontecer devido à localização ou não entender que se trata do seu sanitário.

Para essas condições, procure mudar o utensílio de ambiente e ofereça brinquedos quando estiver estragando o tapete. Além disso, nunca deixe de colar as fitas adesivas no chão, isso certificará que o animal não o leve a outros cômodos da casa.

Outros fatores que não permitem a adequação do cachorro ao produto pode ser o cheiro, textura ou material. Assim, procure alterar a marca ou tipo.

Vantagens do tapete higiênico

Como você pôde perceber a primeira e principal vantagem do tapete higiênico é a higiene da casa. Porém há também:

  • Estimula o animal a realizar as necessidades no local definido pelo dono;
  • Diminui o odor e mantém o chão limpo;
  • Conforto, saúde e bem-estar ao dono, familiares e animal;
  • Permite que o pet faça suas necessidades mesmo quando não sai para passear;
  • Não provoca alergia ao bicho de estimação, assim como jornais. Devido à tinta.

 

Ao usar o tapete higiênico, você estará proporcionando mais conforto e qualidade de vida a todos os residentes da casa. Em caso tenha dúvidas, não deixe de procurar auxílio de um médico veterinário.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.