Contato

Frutas para Cachorro: Descubra quais frutas seu pet pode comer sem medo

Fonte: Canva

Quem é tutor de pet já está acostumado com os olhares atentos do seu cachorro enquanto você come alguma coisa. E muitas vezes sabemos que é difícil resistir a compartilhar um pedaço com eles. Mas quando o assunto são frutas para cachorro, será que elas são inofensivas?

A resposta é sim e não. Por um lado, as frutas são opções saudáveis para os companheiros de quatro patas. Mas, por outro lado, algumas frutas podem fazer mal para os bichinhos e causar até intoxicação.

Neste artigo, vamos explorar as frutas para cachorro comer sem medo, seus benefícios nutricionais e como introduzir as frutas na dieta do seu pet. Então aproveite a leitura!

 

+Veja também Cachorro com medo de fogos – O que fazer na hora, Sintomas e Dicas Úteis

 

Frutas Seguras para Cães: O que você precisa saber

Cachorro olhando para frutas

Fonte: Canva

É importante saber que os cães são onívoros. Isso significa que a alimentação deles deve incluir carnes e alimentos vegetais. Em rações completas e balanceadas, os nutrientes vêm na quantidade adequada que os bichinhos precisam. Mas, em muitos casos, pode ser necessário suplementar esses nutrientes.

Dar frutas para cachorro é uma ótima maneira de adicionar vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e outros nutrientes com propriedades anti inflamatórias que podem complementar a alimentação do seu cão.

Portanto, sinta-se à vontade para cortar, congelar ou transformar as frutas em saborosos petiscos caseiros.

Frutas que cães podem comer

Frutas para cachorro

Fonte: Canva

Antes de introduzir frutas na alimentação do seu cachorro, é essencial que você saiba quais são as frutas que se adaptam ao organismo dos pets. Confira as principais escolhas seguras:

Maçã

A maçã é uma opção excelente e saudável para os cães. A fruta é rica em fibras, vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte de antioxidantes. A maçã também tem pouca gordura, o que a torna uma opção para animais com sobrepeso ou idosos com metabolismo mais lento.

Antes de servir as frutas para cachorro, retire o caroço, as sementes e a casca, cortando em pedaços pequenos.

Frutas para cachorro: Morango

O morango é uma fruta rica em vitamina C, fibras e antioxidantes. Mas aqui vai um alerta: o alto teor de açúcar pode criar problemas de saúde para o seu bichinho, portanto, sirva com moderação.

Uma curiosidade é que o morango pode ajudar a clarear os dentes dos pets, pois ele possui ácido málico, uma enzima clareadora.

Banana

A banana é rica em nutrientes, incluindo potássio, fibras e vitaminas e, portanto, uma ótima fruta para cachorro. No entanto, a banana também tem muito açúcar, o que significa que deve ser consumida com moderação pelo seu pet.

Uma sugestão de consumo para os dias de calor, é picar a banana em pequenas rodelas e congelar antes de servir para o seu companheiro de quatro patas. Mas é importante retirar as cascas pois elas são de difícil digestão.

Melancia

A melancia é uma opção refrescante, ideal para os dias mais quentes. A fruta é rica em água e vitaminas A e C e faz bem para os pets.

Antes de servir para o seu bichinho, retire a casca e todas as sementes, pois elas podem causar obstrução intestinal.

Tamanho das Porções de frutas para cachorro

Frutas para cachorro: Moderação e Porções

Fonte: Canva

Embora sejam saudáveis, oferecer frutas para cachorro requer moderação. Geralmente, esses alimentos são ricos em açúcares naturais e o excesso pode causar problemas digestivos e ganho de peso.

Além disso, o tamanho das porções deve ser proporcional ao porte do seu cão. Animais menores devem receber porções menores para evitar problemas de digestão.

Frutas tóxicas para cães: O que com certeza evitar

Cachorro aguardando comida

Fonte: Canva

Embora muitas frutas sejam saudáveis e seguras para os cães, existem algumas que devem ser evitadas a todo custo, já que podem ser tóxicas para eles. Confira quais são elas:

Uvas

As uvas são altamente tóxicas e podem causar insuficiência renal em cães. Em alguns casos, pode até ser fatal. Portanto, mantenha essa fruta longe dos animais, mesmo em pequenas quantidades.

Frutas para cachorro: Abacates

O abacate contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica para os cães causando vômito e diarreia. Então não alimente seu cachorro com a fruta.

Cerejas

As cerejas contém cianeto, principalmente no caroço. A substância é venenosa para os cães e pode até ser fatal dependendo da quantidade. Além disso, o caroço pode ficar preso no sistema intestinal do animal e causar bloqueios e, por isso, deve ser proibida.

Frutas para cachorro: Laranjas e Limões

Apesar de não serem frutas tóxicas para cachorros, as laranjas e limões podem causar problemas gastrointestinais nos animais e devem ser evitados. Caso insista em oferecer essas frutas, certifique-se de tirar as cascas e sementes e sirva em poucas quantidades.

Sintomas de Intoxicação por frutas e o que fazer

Cachorro comendo fruta

Fonte: Canva

Como você pôde perceber, algumas frutas causam intoxicação nos animais e devem ser evitadas. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que seu cão consuma alguma delas e, por isso, é essencial estar atento aos sintomas de intoxicação por frutas. Confira os principais sinais:

  • vômitos;
  • diarréia
  • letargia (baixa energia e respiração ofegante);
  • dificuldade respiratória;
  • convulsões.

Em caso de emergência, entre em contato imediatamente com o médico veterinário para oferecer socorro ao pet.

Dicas para Introduzir Frutas na Dieta do seu Cachorro

Cachorro comendo melância

Fonte: Canva

Quer começar a introduzir frutas para cachorro no dia a dia? Existem algumas técnicas simples para tornar esse processo mais agradável para você e o seu pet. Confira as dicas práticas:

  • Comece aos poucos: como qualquer introdução alimentar, vá devagar. Ofereça um tipo de fruta de cada vez, com apenas um ou dois pedaços por dia para ver como o cão reage.
  • Variedade é a chave: com o tempo, é importante variar as frutas para cachorro. Dessa maneira, você diversifica o paladar e garante que o animal absorva diferentes nutrientes.
  • Prepare as frutas: certifique que as frutas estejam cortadas em pedaços pequenos, sem sementes, cascas ou caroços.
  • Consulte o veterinário: principalmente se o seu cão precisa seguir alguma dieta ou tem necessidades específicas, é importante consultar o profissional para garantir que o processo seja seguro e saudável para o animal.

Incluir frutas na dieta do seu cachorro é uma maneira deliciosa de garantir uma alimentação saudável e nutritiva. Lembre-se de oferecer frutas seguras e mantenha seu pet longe das frutas tóxicas.

 

 

Se tiver dúvidas sobre a dieta ou frutas para cachorro, não deixe de procurar o veterinário para melhores orientações. Se este artigo te ajudou, compartilhe com algum tutor de pet que você conhece!

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.