Contato
Home >> Blog

Labrador: Conheça mais sobre a personalidade dessa incrível raça!

Cachorro labrador

Parecido com o Golden Retriever, pode ser considerado um parente próximo deste, contudo pode-se dizer que o que os difere é a quantidade de pelos. Isso porque o Labrador possui pelos curtos e densos.

Esse cachorro é cativante, com seu tamanho médio, sorriso largo e personalidade adaptável. Sendo ideal às famílias com ou sem crianças. Visto que é uma raça de cão que adora agradar seus donos sendo obediente e carinhoso.

A partir do momento em que o Labrador se apega à sua família, saiba que ele será um grande protetor, tendo a função de cão de guarda. Não apenas isso, a raça é conhecida por servir como cão guia.

Se você está interessado nesse pet, então continue lendo o artigo e descubra mais sobre cães Labradores.

 

+Veja também Golden Retriever: Conheça o nível de obediência da raça!

 



Características físicas da raça Labrador

Cão deitado Fonte: Dog hero

Alguém já se perguntou sobre a origem do nome do Labrador? Caso isso não seja uma grande curiosidade sua, que tal conhecer um pouco e aprender mais sobre a raça?

Sua origem é no Canadá, especificamente, na região Labrador que compõe a península Terra Nova e Labrador, essa que se localiza no continente. Além disso, há quem diga que “labrador” é uma palavra espanhola que significa “trabalhador”. Já que esse pet ajudava pescadores canadenses a recuperar os peixes que fugiam de suas redes.

  • Origem: Canadá;
  • Grupo: 8, ou seja, cães levantadores e cobradores de caça e cães de água. De acordo com a Federação Cinológica Internacional;
  • Pelagem: oleosa, curta e densa. O que ocasiona quedas de pelo durante climas quentes. Sua coloração pode ser preta, amarela ou chocolate, todas sem manchas;
  • Altura: diferencia de acordo com o gênero, sendo para o macho de 57cm a 62cm. Enquanto para as fêmeas é de 55cm a 60cm;
  • Peso: também variável, o mais comum é 29kg a 36kg, aos machos. E 25kg a 32kg, às fêmeas;
  • Expectativa de vida: em média, 10 a 14 anos.

O Labrador não foi classificado por acaso no grupo 8. Isso porque, antigamente, esse cachorro ajudava não apenas na pesca, mas também na caça em pântanos, por causa do seu olfato aguçado.

Referente ao seu uso no auxílio aos pescadores, isso se deve devido ser capaz de nadar facilmente também em águas geladas. Pois seu pelo oleoso o ajuda a se secar e flutuar, juntamente com suas patas composta por membranas interdigitais.

Sendo assim, não se assuste se o seu Labrador Retriever não resistir à água. Ele é um ótimo nadador e adora se divertir.

 

+Veja também Cachorro para crianças: 9 raças indicadas para conviver com seu filho!

 

Personalidade: Inteligência, obediência e socialização

Cachorros no gramado Fonte: Petz

Dentre outros animais de estimação, dificilmente você verá um pet tão amigável e sociável quanto o Labrador. Certo, mas não exclua os outros cães ainda, pois tudo depende da sua preferência e disposição.

Embora a maioria seja obediente, não lata muito e não destrua seus móveis, o temperamento desses cães pode variar caso você não tenha muito tempo e energia. Já que essa raça é extremamente agitada e enérgica, o que requer atividades físicas, brincadeiras e passeios diários. Assim como qualquer outro cachorro.

Sendo leal, obediente e o 7º cão mais inteligente do mundo, de acordo com o doutor Stanley Coren, adestrá-lo será uma tarefa fácil aos seus tutores. Portanto, para se dar bem com esse bicho de estimação, o importante é apenas ter tempo. Pois brincar e agradar o dono são as maiores satisfações desse pet.

Saúde e cuidados com o Labrador

Cachorro na praia Fonte: Portal bicho maníaco

Cães de médio e grande porte tem uma propensão à algumas doenças, da mesma forma que os de pequeno porte. No entanto o problema que frequentemente acomete os primeiros é a displasia de quadril ou cotovelo, observada também no Chow Chow, Golden e Pastor Alemão.

 

+Veja também Chow Chow: 5 características específicas da raça!

 

Além desses, também pode se tornar obeso, quando não oferecido uma alimentação equilibrada e exercícios físicos diários. Esse fato também é alimentado devido o Labrador ser um pet pidão, como o Beagle, pois possuem ótimos faros.

Se você acha que acabou por aí, saiba que não. Pois ainda há a tendência de adquirir otite, já que suas orelhas são caídas.

Apesar de todos esses problemas, com bons cuidados, seu cão terá uma boa qualidade de vida, bem-estar e saúde.

Logo siga algumas dicas:

  • Leve seu pet ao médico veterinário. Não apenas para as vacinas e indicações de vermífugos, mas também quando houver indicação de alterações comportamentais ou fisiológicas. Esses serão os sinais de que seu cachorro não está bem;
  • Dê banho a cada dois meses ou caso tenha se sujado e escove seus pelos diariamente. Sua pelagem curta permite que a frequência de banhos seja menor que a maioria dos animais de estimação;
  • Realize exercícios físicos, caminhadas de 60 minutos por dia e brincadeiras, de preferência com água. Visto que é um cão amante da água;
  • Ofereça ração de forma equilibrada;
  • Verifique as orelhas do Labrador, pois o acúmulo de sujeiras e cera é o que provoca a conhecida otite;
  • Escove os dentes duas ou três vezes por semana, para evitar problemas dentários e mau hálito.

Em caso de dúvidas, não deixe de consultar um profissional. Isso evitará erros e proporcionará cuidados corretos.

 

+Veja também Cão beagle: Conheça as vantagens e curiosidades da raça!

 

Curiosidades da raça

Labrador Fonte: Raças de cachorro

Nós da SOS Cãopanheiros acreditamos que todas essas informações já são o suficiente para te convencer de que o Labrador é uma das melhores escolhas que uma família pode fazer. Porém mais curiosidades é sempre bom, certo?

Labrador é uma das melhores escolhas que uma família pode fazer. Porém mais curiosidades é sempre bom, certo?

  • Popularidade: o jeitinho brincalhão, simpático e amável são fatores difíceis de ignorar. De modo que tornou essa raça a número um nos Estados Unidos e Inglaterra. Além de ser a 9ª mais popular no Brasil;
  • Funções: sabemos que é comum ver o Labrador como cão guia, mas você sabia que serve para muito mais? Isso porque seu faro é potente, ajudando nas buscas às pessoas, depois de algum acidente. Ou mesmo no auxílio como cão policial, semelhantemente ao Pastor Alemão;
  • Fama: quem não assistiu ao filme Marley e Eu, ao menos já ouviu falar. Sendo esse protagonizado por um Labrador Retriever! Tem como não ser famoso?

 

+Veja também Cão guia: Curiosidades importantes para o convívio com o animal!

 

A partir desses dados não há quem resista ao Labrador. Até porque, ao adotar ou comprar esse pet, você terá muito mais que um ótimo companheiro, mas também um amigo fiel e protetor. Esse que pode fazer toda família se apaixonar por ele e ser um grande competidor.

 

E então? O que você achou desse artigo? Se você curtiu, que tal compartilhar com seus amigos e conhecer mais sobre outras raças?

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.