Contato
Home >> Blog

Cuidados com animais no inverno: Dicas para cuidar melhor do seu pet!

Cachorro com coberta

O inverno é a estação em que as temperaturas baixas e a diminuição da umidade atingem a todos. De modo que cuidados com animais no inverno passam a se tratar de roupinhas e locais quentes ao seu pet. Além de outros detalhes que, por muitas pessoas, são considerados frescuras.

Cães e gatos quando desprevenidos contra o frio, podem adquirir diversas doenças que variam desde um simples resfriado a dores nas articulações. Sendo mais comum aos cães o adoecimento por tosse dos canis que acometem principalmente nessa estação do ano.

Assim sendo é importante conhecer e seguir algumas dicas e cuidados com seu animal de estimação no inverno. Pois dessa forma você será capaz de evitar o seu sofrimento e adoecimento. Portanto confira algumas dicas a seguir.



Como saber se o pet está com frio

Gato agasalhado - Cuidados com animais no inverno Fonte: Brasília de fato

Semelhantemente a nós, humanos, os animais sentem frio e manifestam sinais de alerta aos quais devemos prestar atenção. Contudo, caninos e felinos apresentam de maneiras diferentes.

O cachorro no inverno pode aparentar tremer, ficar inquieto, deitar enroladinho ou até mesmo procurar um canto fechado para se esconder. Essas são atitudes similares as nossas, porque eles tentam aumentar a temperatura interna do corpo. Apesar disso, nem todos os cães sofrem com baixas temperaturas, dependendo da raça o tipo de pelagem é diferente e os protegem do frio. Sendo assim, raças de pelagem dupla, como São Bernardo e Husky sentem menos frio.

Diferentemente, os gatos costumam apenas procurar ambientes para se esconder e se aquecer, como por exemplo embaixo da cama. Devido eles não demonstrarem frio por meio de tremedeira, você deve tentar sentir a temperatura do seu bicho de estimação tocando nas extremidades das orelhas e das patas. Caso essas estejam frias, é recomendado que procure aquecer o seu felino.

Em ambos os casos, manter um local limpo, quente e confortável ao seu bicho de estimação é essencial. Visto que os animais que dormem mais nesse período necessitam de uma forma para se aquecer e devem se manter distantes de ambientes sujos e empoeirados que possam causar doenças respiratórias.

Dicas para cuidados com animais no inverno

Cachorro protegido do frio - Cuidados com animais no inverno Fonte: Cachorro de 29 anos

No inverno, cuidados são importantes principalmente aos animais filhotes e idosos. Já que esses possuem a imunidade mais baixa, estando sujeitos a adquirir enfermidades com maior frequência. No entanto, não apenas a eles, mas a qualquer um que pareça sentir frio, é preciso manter quente e bem cuidado. Senão você estará permitindo que seu animal sofra.

Para cães e gatos, alguns cuidados são básicos, como:

  • Vacinar anualmente;
  • Não permitir a exposição ao frio e à chuva, diminuindo a frequência de passeios com o cão e evitando as saídas do gato;
  • Comprar camas isolantes, dando preferência às camas iglus para os gatos que gostam de se esconder;
  • Oferecer cobertor em suas camas ou locais onde costumam ficar;
  • Manter os ambientes limpos e úmidos, espalhando toalhas umedecidas ou bacias com água;
  • Dosar a alimentação, pois cães e gatos sentem mais fome durante o frio;
  • Fornecer muita água limpa e alimentos úmidos, pois durante o frio os cães e gatos não bebem muita água, podendo gerar problemas nas vias urinárias;
  • Brincar para evitar o aumento do peso;
  • Escovar os dentes semanalmente, pois nessa estação os animais costumam se lamber mais. Isso por causar prisão de ventre nos gatos, portanto siga isso à risca;
  • Colocar agasalho no seu bicho de estimação.

O uso de roupinhas em pets ainda é criticado. Pois muitos donos rejeitam essa prática por acreditar que os animais sofrem com a utilização delas. Além de crer que isso é um simples capricho por parte de algumas pessoas que querem que seus animais fiquem fofos.

Os cuidados com o cachorro não param por ai, já que esse precisa de banhos frequentes. No frio, são recomendados os mornos, seguidos por secagem, não permitindo que o animal se exponha ao frio até 30 minutos. Além disso, você tem a opção dos banhos secos e uso de lenços umedecidos.

Seguindo essas dicas para o seu animal de estimação, ele deverá se manter saudável e confortável. De modo que não te dará maiores preocupações. Visto que é melhor prevenir do que remediar.



Agasalhos corretos para cuidados com animais no inverno

Cachorro com roupinha de inverno - Cuidados com animais no inverno Fonte: Tudo sobre cachorros

Os agasalhos, ou roupinhas para pets, são essenciais tanto aos cães quanto aos gatos. Isso porque, independentemente da espécie, todos os animais podem sofrer com o frio. Especialmente aqueles que possuem pouca ou nenhuma pelagem. Além dos que têm menos massa muscular, gordura e pele, dificultando a retenção de calor.

A escolha da roupinha ideal deve:

  • Levar em conta o tamanho do animal;
  • Não possuir objetos que incomodem ou o machuquem, como um zíper;
  • Ser de um tecido bom de acordo com a pelagem do seu pet.

Agasalho tipo moletom são sugeridos aos animais de estimação que possuem pouco ou nenhum pelo. Já aos que possuem pelagem dupla — ou seja, pelos densos e volumosos devido aos subpelos — é indicada uma camiseta ou roupas com tecidos leves.

Não apenas a preocupação durante a compra, mas também após. É preciso não deixar o animal coberto o tempo todo. Isso porque pode gerar acúmulo de umidade que ocasiona o surgimento de alergias e dermatites, principalmente nos cães. Portanto, por um tempo, retire o agasalho e o lave.

Com o uso correto das roupinhas e nossas dicas, você poderá evitar o frio e algumas doenças em seu bicho de estimação.

 

+Veja também Cuidados com animais no verão: Dicas para cuidar do seu pet!

 

Doenças comuns no inverno

Cachorro deitado Fonte: Organics news brasil

Tanto os gatos quanto os cães possuem doenças que os acometem mais durante esse período. Sendo no primeiro a conhecida rinotraqueite viral felina e, no segundo, a gripe canina ou tosse dos canis.

Outras doenças capazes de atingir aos cães e gatos são: resfriados, gripe felina, doenças respiratórias e artrose. Em casos de artrose, o animal sente mais dor devido ao frio, necessitando de anti-inflamatórios ou analgésicos.

 

+Veja também Animais podem ficar gripados? Sintomas e tratamentos!

 

Independente da doença, mantenha seu animal aquecido e protegido do frio. Esses atos mostram seu amor e preocupação, aquecendo não apenas seus corpos, mas também seus corações.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.