Contato
Home >> Blog

Chow Chow: 5 características específicas da raça!

Chow chow

Chow Chow é um cão difícil de passar despercebido. Isso porque, à primeira vista, já surge um sentimento amável dentro de nós devido à sua fofura, elegância e quantidade de pelos que chamam muita atenção.

Temos certeza que não há um amante de pets que resista a esse cachorro. Mas você conhece sua personalidade? Sua bela aparência pode enganar os desconhecidos. Visto que, embora pareça inofensivo, por vezes, pode ser um pouco agressivo.

No entanto isso não é uma afirmação de que todos os cães da raça Chow Chow são um perigo, mas sim que depende da forma que é treinado. Se a sua ideia é ter um pet dessa raça, conheça mais sobre sua personalidade e alguns cuidados específicos, para garantir uma boa saúde e qualidade de vida ao animal.



Condições físicas do Chow Chow

Cachorro no gramado Fonte: Infoescola

O cachorro Chow Chow é conhecido como uma raça chinesa. Tendo esculturas cerâmicas de cães semelhantes, desde 206 a.C, servindo como registro desse animal.

Apesar disso, há quem diga que são originários da Mongólia ou Sibéria, e foram transportados à China. Presumindo ser uma mistura das raças Spitz e Molossus antigo.

  • Origem: China;
  • Grupo: segundo a Federação Cinológica Internacional, os Chow Chow compõem o grupo 5, conhecido como cães de tipo Spitz e de tipo primitivo. Ou seja, é a família constituída por cães resistentes ao frio e atividades físicas, de orelhas de formato triangular e rabo enrolado;
  • Pelagem: dupla, formada por pelos e sub pelos densos. A coloração mais comum é o dourado, porém há também preto, azul (cinza), vermelho, fulvo e creme;
  • Altura: porte médio que varia de 43cm a 51cm;
  • Peso: diferenciado de acordo com o gênero. Sendo para as fêmeas de 20kg a 27kg, enquanto para os machos, 25kg a 32kg;
  • Alimentação: até os quatro meses de vida, o filhote de Chow Chow se alimenta do leite materno. Após esse período, busque um médico veterinário que te indique a quantidade e tipo de ração essencial ao seu pet;
  • Expectativa de vida: em média, de 9 a 15 anos.

Assim como outros cães do grupo 5, esse bicho de estimação serviu como guarda, tração, pastor e caça. Sendo hoje adquirido como cão de guarda e companhia.

Personalidade: Inteligência, obediência e socialização

Cachorros da raça chow chow Fonte: Doghero

Ao optar por um pet, o ideal é conhecer sua personalidade, de modo a compreender se está ao seu alcance tratar do adestramento e necessidades diárias do animal. Isso devemos aplicar, principalmente, ao temperamento do Chow Chow.

Sua carinha de urso ou mesmo leão, faz com que muitas pessoas se apaixonem pelo pet e queiram tocá-lo. Contudo tenha em mente que isso pode ser um risco a você, já que você não conhece o jeitinho do animal.

Sendo cão de guarda, essa raça desconfia de pessoas estranhas e outros animais. Além disso, não é alegre, divertido e brincalhão como outras raças que comentamos aqui no site, como o Pastor Alemão e o Rottweiler, que têm aparências assustadoras, mas são agitados e amáveis. Isso porque é independente, indiferente sobre afeto, territorialista, orgulhoso, dominante e silencioso.

 

+Veja também Rottweiler: A importância do adestramento para essa raça!

 

Dessa forma, é muito importante adestrar o cachorro desde filhote, já que, dentre 79 raças, é considerado o 76º mais inteligente do mundo, de acordo com Stanley Coren. Assim seu pet se habituará às pessoas e outros animais, será dócil, obediente e capaz de passear frequentemente, sem riscos.

Até parece que só falamos as desvantagens do Chow Chow, entretanto isso é mais como um alerta, para que não julgue pela aparência.

Embora aja todos esses poréns, quando bem treinado, esse pet será um grande protetor, fiel à família, tranquilo e sociável. Além de ser um bicho de estimação que não requer muita atenção, tempo e energia. Permitindo que o dono trabalhe tranquilamente, o deixando sozinho por longos períodos, já que ele mesmo precisa disso.

 

+Veja também Pastor alemão: Entenda porque essa raça é conhecida como protetora!

 

Saúde e cuidados específicos da raça

Cachorro chow chow Fonte: Pet caramelo

Na maioria dos casos, a raça Chow Chow costuma ser saudável e resistente às doenças. No entanto isso não o impede de adquirir algum problema, sendo os mais comuns: displasia de quadril, comum em cães de médio e grande porte; dermatite; e pálpebra invertida incomodando os olhos.

Logo é necessário tomar alguns cuidados que previnam problemas ou mesmo as trate assim que possível. Então, o Chow Chow precisa de:

  • Consultas com o médico veterinário, essas que ajudarão no controle das vacinas, vermifugações e check ups anuais. Além disso, será possível identificar alguma doença ainda no início;
  • Escovação diária dos pelos que auxiliará a evitar nós nos pelos e queda constante;
  • Secar corretamente o animal após o banho ou em tempos quentes. Isso porque a umidade pode causar a proliferação de fungos e bactérias na pele do cachorro, provocando a dermatite;
  • Limpeza dos olhos. Visto que seus pelos e dobrinhas podem acumular gordura e sujeiras;
  • Banhos uma vez por semana ou a cada quinze dias.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre a raça, não deixe de perguntar ao profissional. Pois apenas isso será capaz de garantir uma boa qualidade de vida ao seu animal de estimação.



Curiosidades sobre a raça Chow Chow

Cachorro da língua azul Fonte: Fofuxo.com

Há ainda algumas informações interessantes sobre o Chow Chow, como sua história, pelagem e, finalmente, suas cinco características específicas.

Passado sombrio do Chow Chow

É bem comum que poucos tenham curiosidade sobre a origem do nome “Chow Chow”, mas agora que estão para descobrir, talvez vocês se arrependam um pouco. Ou não. Já que faz parte da história desse pet.

A verdade é que se refere à uma interferência inglesa sobre o nome anterior “xiao” que significava alimento ou comida. Pois antigamente esse cachorro tinha sua carne vendida em restaurantes chineses como uma iguaria. Além disso, sua pele era considerada um objeto de luxo.

Não bastando esse sofrimento na China, na Inglaterra a raça era exposta em zoológicos, devido ser incomum, na época.

Pelagem

Cães do grupo 5 são mais adaptados ao clima frio, por causa de sua pelagem dupla composta por sub pelos densos. Sendo assim, em países com clima semelhante ao do Brasil, esses pets tendem a sofrer.

Entretanto isso não quer dizer que não podemos ter um em nossas casas. Você apenas deve conhecer a tosa ideal ao animal em climas quentes. Sendo essa mais curta, porém sem a utilização da máquina, somente tesoura.

Dessa forma, o Chow Chow manterá o formato arredondado.

5 características específicas da raça

A principal e mais conhecida característica do cão Chow Chow é sua pelagem densa e rechonchuda. O que faz com que seja reconhecido à longas distâncias. No entanto, mais que isso, ele também possui:

  1. Língua azul. Sendo uma característica comum apenas dessa raça e do Shar pei;
  2. Temperamento difícil, independente, por vezes, agressivo e dominante. O que pode ser arrumado com adestramento ainda na fase filhote;
  3. Jeitinho de gato. Estranho dizer algo assim, certo? Porém tem uma personalidade bem parecida com esse pet, já que é independente, apresenta pouco afeto e passa a maior parte do tempo no próprio canto, deitadinho;
  4. Dificuldade no nado, devido à sua pelagem que quando molhada o torna mais pesado e atrapalha seus movimentos;
  5. Personalidade comportada, não tendo costume de estragar móveis e latir, embora possa ser dominante e agressivo.

Basta ele ser bem adestrado e não se sentir desafiado.

O Chow Chow pode ser um pet com temperamento complicado e cuidados necessários. Mas lembre-se que para um tutor que dispõe pouco tempo e energia ao animal, será uma boa opção.

Além disso, mesmo para as famílias com crianças, será ótimo. Pois, apesar de desconfiar de estranhos, se dá muito bem com os pequeninos.

 

Aprendendo sobre o jeitinho desse cachorro, você será capaz de lidar e conviver bem com seu pet. Compartilhe esse artigo e permita que outras pessoas mais conheçam sobre esse animal tão adorado.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.