Contato
Home >> Blog

Cão beagle: Conheça as vantagens e curiosidades da raça!

Beagle

Sabe aqueles momentos em que estamos comendo e logo nosso pet começa a fazer aquela cara de pidão? Se você acha que o seu cachorro é louco por comida, então é porque ainda não conheceu o cão Beagle.

A mania de pedir alimentos tem um motivo. Portanto não pense que esse cão se resume apenas a isso. Ele também será sinônimo de alegria e diversão para qualquer família que o tiver por perto.

Se a sua ideia é ter uma raça Beagle ou mesmo se você já a tiver, conhecer mais a fundo é essencial para um cuidado correto. Além disso, você será capaz de compreender alguns comportamentos desse pet e quais são os diversos benefícios desse bicho de estimação.



Condições físicas do cão Beagle

Cachorro brincando no gramado

Fonte: Bicho maps blog

O Beagle é um cão famoso pela sua coloração de três cores, orelhas longas caídas, porte médio e ponta do rosto branca, conhecida por bandeira. Essa denominação se deve devido ao fato de ter sido criada para que o pet fosse enxergado mesmo enquanto farejava.

Dentre todos os cachorros dessa raça, o que tem mais fama, com certeza, é o que surgiu em 1950, nas telas e nos quadrinhos: Snoopy, o bicho de estimação de Charlie Brown.

  • Origem: Desconhecida;
  • Família: Sabujos farejadores e raças assemelhadas;
  • Pelagem: lisa, dura e tricolor (preto, marrom e branco) ou bicolor (vermelho e castanho, branco e preto, branco e marrom, marrom e limão);
  • Altura: 33 a 41 centímetros de altura;
  • Peso: varia de acordo com o gênero. Sendo de 10kg a 11kg, para machos, e 9kg a 10kg, para fêmeas;
  • Expectativa de vida: em média, de 10 a 15 anos.

As características físicas que conhecemos atualmente, nem sempre foram assim. Visto que seu próprio nome “Beagle” era utilizado para se referir a cães pequenos que coubessem em uma luva, desde os tempos medievais.

Até mesmo a Rainha Elizabeth I teve uma raça denominada Pocket Beagle que entrava em sua bolsa. Logo, houve um desenvolvimento da raça e uma padronização após o risco de extinção.

Personalidade e manias da raça

Cão olhando para cima

Fonte: Raças de cachorro

O cão Beagle é ideal aos tutores que querem diversão, alegria e brincadeiras em suas rotinas. Isso porque é o que resume a personalidade desse animal. Já que energia e disposição é o que não falta aos cachorros dessa raça.

Além disso, esse pet é muito apegado aos donos e ótimos cães de companhia, podendo ser aceitos em apartamentos. No entanto tenha tempo e energia para gastar com esse cachorro, pois, caso contrário, sua casa pode virar uma zona.

A sua posição no ranking de inteligência é a 73ª, porém isso não quer dizer que sua esperteza é pequena. Até porque, se você estiver com comida, esse animal de estimação aprenderá qualquer comando rapidamente.

A gula observada nessa raça não é característica apenas devido à vontade de comer, mas também por ser um grande farejador. Sendo um cão extremamente curioso, aventureiro e independente.

Assim, o ideal é não o deixar totalmente livre e adestrar ainda nos primeiros meses de vida. Pois, apesar de obediente, esse bicho tem a teimosia ao seu lado.



Cuidados com o animal

Cachorro passeando

Fonte: Para apaixonados por cães

Sendo um cachorro animado, divertido e de bem com vida, o Beagle é bom em se socializar tanto com pessoas quanto com outros animais. Logo, se você recebe muitas visitas, não precisa se preocupar com o incômodo causado pelo seu pet. Essa raça faz amizade com estranhos facilmente.

Algumas preocupações que você deve ter são com a energia e a higiene do animal. Isso porque a raça é bastante agitada, sendo assim, caso não tome algumas medidas, seus móveis podem sofrer as consequências.

  • Adestre os filhotes de Beagle e os acostume a socializar com pessoas e outros cães;
  • Leve às consultas com o médico veterinário, vacine, dê vermífugo e observe qualquer alteração comportamental ou fisiológica do animal;
  • Realize atividades físicas diariamente;
  • Dê uma alimentação equilibrada, pois essa raça é propensa à obesidade. Além disso, o fato de ser pidão, não ajuda a diminuir esse risco. Portanto, aos filhotes, é preciso oferecer 95g a 130g por dia. Enquanto, aos adultos, 110g a 125g diários;
  • Não dê toda comida que o pet pedir;
  • Escove os pelos semanalmente, dê banho uma vez ao mês ou a cada 45 dias.

Não apenas a alimentação incorreta pode fazer mal ao peso do seu animal de estimação, mas também a falta de exercícios físicos. Então procure realizar corretamente, como indicado.

 

+Veja também Atividades físicas para cachorros: Informações sobre o assunto!

 

Vantagens de adotar um cão Beagle

Cão beagle deitado

Fonte: Hola.com

Não bastando o fato de ser alegre, enérgico e sociável, o Beagle ainda tem muito mais a oferecer. Dessa forma, para os donos dessa raça, ele:

  1. Será muito fiel e companheiro;
  2. É ótimo com crianças;
  3. Será dócil, tranquilo e carinhoso;
  4. Te dará um motivo para praticar atividades físicas e estar de bem com a sua saúde.

 

Embora seja divertido ter um animal de estimação, é importante se lembrar que se trata de uma vida. Sendo assim, você deve tomar diversos cuidados e, principalmente, ter tempo, paciência e amor ao seu pet.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.