Contato

Cachorro para crianças: 9 raças indicadas para conviver com seu filho!

Criança com cachorro

Se você tem filho pequeno e deseja ter um animal de estimação em suas vidas, por que não optar por um cachorro para crianças? Essa será uma escolha sábia que proporcionará o melhor desenvolvimento do seu filho.

Quando há crianças pequenas na família, o medo principal da compra ou adoção de animais é a reação do bichinho com o seu filho. No entanto, na maioria das vezes, isso funciona. Isso porque há cães e gatos que se adaptam bem às crianças, além de gostar da companhia delas.

Sabendo disso, é importante decidir previamente a raça ideal. Visto que não dependerá apenas do fato de ser um cão para crianças, mas também do tamanho da sua moradia, gastos, tempo e hábitos.

Benefícios de cachorro para crianças

Filhote de labrador

 

Ter um cachorro para crianças quando já se tem filhos parece uma árdua missão. Já que você terá que cuidar não apenas dos pequenos, mas também do seu animalzinho. Contudo, da mesma forma que você cuidará do seu filho, seu cão o ajudará.

Ao cão conviver com a criança, você perceberá diversas vantagens que variam desde um bom desenvolvimento físico a excelentes companhias, como:

  • Fortalecimento do sistema imunológico, combatendo doenças e diminuindo as alergias. Pois o contato com o animal representa um tipo de convívio com o mundo externo;
  • Diminuição sedentarismo, visto que o animal realizará atividades físicas e brincadeiras junto com o seu filho;
  • Afetividade e proteção, o animal muitas vezes se dá bem com a criança, se tornando melhor amigo, companhia e protetor. Consequentemente aumentando a autoestima e diminuindo a ansiedade e estresse;
  • Aumento da noção de responsabilidade. Com o passar do tempo, seu filho o ajudará a dar comida, fazer carinho e cuidar do seu pet, criando a ideia de responsabilidade.

Dessa forma, o seu animal de estimação será como uma babá de ótima qualidade que você precisará pagar apenas com carinho e bons cuidados. Da mesma forma como ele cuidará da sua criança.

Idade da criança para ter cachorro

Crianças brincando com cachorro

Fonte: UOL Notícias

A partir dessas informações e alguns vídeos, podemos afirmar que famílias com crianças e cachorros funcionam. Porém o que fazer quando são crianças pequenas? A partir de qual idade é indicado comprar ou adotar um pet?

Apesar de muitas vezes assistirmos vídeos em que bebês e cães se dão bem, o sugerido é adquirir um bichinho de estimação quando seu filho tiver três ou quatro anos. Ou seja, tiver desenvolvido as habilidades motoras, de modo que consiga se proteger ou evitar certas situações.

Contudo, não somente como uma segurança ao seu pequeno, como também ao seu pet. Isso porque seu filho precisa ter maturidade para entender que o cachorro é um ser vivo, deve ser respeitado e certas coisas não devem ser feitas, como puxar as orelhas e subir nele, mesmo que seja apenas uma brincadeira. Visto que ambos podem se machucar com isso.

A partir dos três ou quatro anos a criança já entende algumas coisas, portanto você deverá incluir em sua rotina algumas responsabilidades. Como por exemplo: dar comida ao animal, escovar os pelos e colocar água no potinho.

Pequenas tarefas farão com que eles amadureçam ainda mais.

Raças de cachorro para crianças

Diversas raças de cães

Fonte: Pet driver

O que é uma raça de cachorro ideal para crianças? Quando falamos sobre isso, sabemos que não é como se fosse algo fabricado. Mas devemos confessar que algumas raças de cães são mais dóceis, pacientes, gostam de brincadeiras e possuem outras características mais que os tornam perfeitos às famílias com crianças.

Os cães que mais se encaixam nesse perfil são:

1- Buldogue Inglês

É um cão de pequeno porte, gordinho. Apesar de suas gordurinhas, está sempre ativo, sendo uma ótima companhia para brincadeiras. O Buldogue Inglês é conhecido por ser dócil e viver bem tanto em casa quanto em apartamento.

2- Labrador Retrivier

Os cães dessa raça são inteligentes, calmos, brincalhões, fáceis de adestrar, confiáveis e obedientes, sendo muito optados quando o assunto é criança. Contudo sempre o leve à passeios diários e gaste suas energias. Caso contrário, haverá objetos destruídos pela casa.

Só o tenha caso more em um local amplo, portanto apartamentos não são uma boa escolha para eles.

3- Golden Retrivier

Próximo ao Labrador, possui caráter brincalhão e inteligente também, sendo uma ótima ideia de cão para os pequenos. Por ser uma raça de matilha, precisa de uma família presente e ativa.

4- Bull Terrier

Se é um pet para as brincadeiras com o seu filho que você procura, então essa é uma boa escolha. O Bull Terrier é amigável, calmo, paciente e muito enérgico. De modo que aguenta várias horas de brincadeiras sem se cansar.

Apesar disso, essa raça precisará de treinos rígidos, senão poderá causar complicações devido ao excesso de energia.

5- Boxer

O Boxer é um cachorro de grande porte com cara de mal, mas que adora crianças, além de brincar e ser amigável. Normalmente, mantem essa personalidade por toda a sua vida.

6- Shih Tzu

Adaptável e dócil. O Shih Tzu é indicado a qualquer família, visto que é ótimo para qualquer situação e moradia.

A única ressalva nesse caso, porém, é que você fique de olho no seu filho para que ele não machuque o seu pet. Já que essa raça é muito pequena e frágil. Logo, ensine o seu filho a respeitar o seu animal de estimação, assim como a qualquer outro ser vivo.

7- Pug

O Pug é feliz, calmo e carinhoso, porém difícil de treinar. Contudo quando bem treinado lida bem com crianças, sendo ótimo para famílias que moram em apartamentos.

8- Poodle

Recomendado às famílias que possuem algum integrante alérgico. Já que não solta muito pelo. Com exceção do tipo toy (poodle de pequeno porte), o Poodle é sugerido por ser amigável, inteligente e brincalhão.

 

+Veja também Poodle: Conheça as características e como é a socialização da raça!

 

9- Vira-lata

Sempre sendo uma boa opção. Os vira-latas são muito amigáveis, fiéis e protetores.

No entanto tente descobrir sua linhagem, pois algumas raças podem ser um pouco agressivas. Assim, é preciso observar suas reações às brincadeiras.

Responsabilidade em dobro

 

A responsabilidade ao se obter um animal de estimação é de todos da família e principalmente dos adultos, caso seu filho seja novo demais para ajudar em todas as tarefas.

Dessa maneira, é necessário analisar sua rotina, saber se seu filho possui alguma alergia ou problema que pode ser provocado pelo contato com um animal e verificar se haverá tempo ao seu pet. Pois, da mesma forma que uma criança, ele precisará de cuidados e atenção.

Ter certeza de que é possível adquirir um bicho de estimação é fundamental antes de qualquer coisa. Visto que, frequentemente, o abandono de animais tem como causas a dificuldade de manter, conviver ou o nascimento de um filho.

Portanto, antes de ter um cachorro para crianças, esteja certo de que está pronto para mais esse compromisso. Apesar de assustadora, essa é uma escolha que deve ser tomada e cumprida do início ao fim, sendo benéfica a você e sua família.

 

+Veja também Adoção de animais: Dicas importantes sobre esse ato de amor!

 

Se você conhece alguém que também pensa nessa possibilidade, não deixe de compartilhar esse conteúdo. Uma escolha consciente é sempre a melhor opção.

S.O.S. CÃOpanheiros

É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.

SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.